Com o intuito de fortalecer as ações de enfrentamento às arboviroses na microrregião de saúde de Pirapora, na última semana representantes do Comitê Regional de Arboviroses, da Gerência Regional de Saúde de Pirapora (GRS Pirapora), realizaram visitas técnicas nos municípios de Várzea da Palma e Pirapora.

Comitê Regional de Arboviroses reunido com os técnicos municipais de Pirapora

As visitas objetivaram a análise do cenário e as estratégias utilizadas no enfrentamento da epidemia, abordando cada eixo temático que compõe o Programa Nacional de Controle da Dengue: vigilância epidemiológica, assistência, controle vetorial e mobilização social, de forma a desenvolver ações integradas. Como instrumento norteador foram utilizados questionários de diagnóstico, que permitiu à equipe municipal reavaliar o processo de trabalho.

Janice Rodrigues de Souza, que representou o controle vetorial da GRS Pirapora, disse que o controle vetorial constitui uma das principais ações do programa Nacional de Controle da Dengue, que se organiza com o desenvolvimento de atividade durante todo o ano visando evitar epidemias nas sazonalidades do agravo. Janice ressalta que “para alcançar tal objetivo é imprescindível compreender que o controle vetorial é uma ação de responsabilidade coletiva, devendo ser trabalhado de forma intersetorial com o envolvimento e responsabilização da sociedade em geral, sobretudo diante do cenário que vivenciamos na região de saúde”.

Joicimara Lima e  Josiane Magalhães abordaram o eixo assistencial. As referências da coordenação de atenção à saúde da GRS Pirapora ressaltaram a importância da integração entre assistência e vigilância para para o atendimento das necessidades de saúde da população não só no período de maior prevalência das arboviroses, como também no planejamento das ações de saúde em geral.

A referência técnica em comunicação e mobilização social da GRS Pirapora, Lillian Morais Tararam, também chamou a atenção para a necessidade da intersetorialidade entre a mobilização social e os demais eixos.

“A mobilização social deve ser trabalhada por todos e é responsável por levar informação e conscientização ao cidadão sobre o papel que ele exerce no processo saúde e especialmente no enfrentamento da dengue e chikungunya”, destacou Tararam.

Para a referência técnica em arboviroses da GRS Pirapora, Luciana Veloso, é importante que diante da situação epidemiológica enfrentada nos dois municípios que receberam a visita dos técnicos, aconteçam discussões intersetoriais, de forma que os problemas sejam levantados considerando as particularidades de cada território, a fim de que a construção de possíveis soluções seja feita de forma conjunta, com a anuência, participação e compromisso de todos.

Por Gerência Regional de Saúde de Pirapora