Em continuidade à implantação da terceira onda do Projeto Saúde em Rede na Macrorregião Triângulo Sul, foi realizada capacitação dos tutores municipais do projeto nas microrregiões de Uberaba e Araxá, nas últimas terça e quarta-feira (21 e 22/03), no auditório Safira da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Técnicos da Diretoria de Promoção da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), junto às analistas regionais do projeto, abordaram técnicas de promoção à saúde e segurança do paciente com os profissionais.

Enquanto isso, a superintendente de redes de atenção à saúde, Amanda Guias, e a diretora de ações especializadas, Fernanda Vilarino Jorge, ambas da SES-MG, estiveram em Uberaba a fim de conhecer melhor as redes de atenção primária e secundária do município. Para isso, visitaram o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), identificando pontos de melhoria e pontos positivos na unidade, que ofertará serviços de atenção especializada ambulatorial. Realizaram também, uma roda de conversa com técnicos, gestores de saúde e a equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba.

Créditos: Sara Braga

Amanda Guias explicou que esta etapa é de articulação com os municípios para ampliação da oferta de serviços de média complexidade. Segundo ela, “é um trabalho conjunto entre atenção primária e especializada muito importante. Até o momento, o Estado tinha somente 50% de cobertura de atenção especializada e nós entendemos que era importante encarar esse vazio assistencial na saúde da população mineira. Estamos agora fazendo essas articulações, capacitações e repasses financeiros, objetivando efetivar, na prática, todo o potencial que essa política tem”.

Já Fernanda Vilarino Jorge falou sobre o trabalho desenvolvido em Uberaba, na visita ao CAISM. “Nós conhecemos o espaço do serviço e nos reunimos com a equipe para a realização do desenho de todo o percurso do usuário na rede de saúde, desde estratificação na atenção primária, até chegar na especializada, passando pelo agendamento no núcleo regulador, a discussão de qual equipe multiprofissional vai atendê-lo e com qual carteira de serviços”, conclui.

A secretária municipal de saúde de Araxá, Cristiane Pereira, representando os demais sete municípios da microrregião de Araxá, afirmou que essa ampliação da atenção especializada vem ao encontro de uma demanda antiga da população. “Essa reorganização dos serviços, traz segurança para os municípios polo de micro, visto que vamos ofertar esse atendimento. Por isso, a reunião de hoje foi muito proveitosa e trouxe esclarecimentos que vamos levar aos demais profissionais”, ressaltou.

As linhas de cuidado prioritárias da atenção especializada a serem implementadas e organizadas com o Projeto Saúde em Rede são pré-natal de alto risco, criança de risco, propedêutica do câncer de mama e colo de útero, hipertensão e diabetes de alto e muito alto risco. O projeto visa também poder garantir a continuidade do cuidado dos pacientes na Atenção Primária à Saúde, por meio da contrarreferência, de planos de cuidado e comunicação entre equipes multiprofissionais. A próxima etapa será o início das oficinas da terceira onda do projeto, com previsão para os dias 25 e 26 de abril de 2023.

Por Sara Braga