Ampliar a cobertura vacinal da população tem sido uma das prioridades das ações de saúde. Para combater a desinformação, notícias falsas e fomentar a procura da população por diversos imunizantes, os municípios têm usado a criatividade e persistência. Nos 24 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas as ações de mobilização social têm sido bastante diversificadas.

A vacinação extramuro tem acontecido nas escolas, empresas, praças e eventos. Os municípios de Alfenas e Arceburgo intensificaram, especialmente no último final de semana, a busca ativa na área rural. Guaxupé está divulgando um mutirão para a área rural no próximo dia 18. Em Arceburgo a coordenadora da epidemiologia, Silvana Faraco de Oliveira Verdolini, destaca que mais de 450 pessoas já se imunizaram com a iniciativa.

“Nós estamos indo casa a casa na zona rural, com uma vacinadora e equipe da atenção primária, fazendo busca ativa e verificando a situação vacinal. O trabalho é extenso já que a área rural é grande. Temos conseguido ampliar a cobertura vacinal para febre amarela, covid, tétano, hepatite b, meningite e HPV, por exemplo. A gente tem percebido uma boa receptividade e grande sensibilização das pessoas. Elas comentam que não haviam se vacinado antes por dificuldade de deslocamento, de horário disponível e ter a vacina na porta é um facilitador. Quanto à covid, a gente tem conseguido cumprir as doses de reforço das vacinas monovalentes e aplicar a bivalente naqueles que fazem parte do público-alvo desta campanha ``. explicou Silvana.

As coberturas vacinais são consideradas baixas quando estão abaixo da meta de cobertura vacinal estipulada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para o tipo de imunizante e faixa etária.

A referência técnica de imunização da SRS Alfenas, Maria Goreti M. M. Michailidis, destaca que a imunização é fundamental para evitar adoecimentos e agravamentos de doenças. “Os municípios têm se empenhado bastante em aumentar as coberturas vacinais. A grande campanha de vacinação contra a covid-19, com vários tipos de imunizantes, protocolos de doses de reforço diferentes e agora com a vacina bivalente, tem sido um desafio para os profissionais das salas de vacina. Vem requerendo muita dedicação, compromisso, mas eles sempre nos surpreendem positivamente pela criatividade e empenho em conscientizar as pessoas para imunizar”.

Vale lembrar que independente de campanhas de vacinação, qualquer pessoa pode procurar as salas de vacina, na Unidade Básica de Saúde mais próxima, para verificar se precisa de alguma imunização. Há vacinas específicas para todas as faixas etárias.

Fases da vacina bivalente para Covid:

As fases previstas para a vacinação bivalente, conforme o PNI são:

• Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos e os trabalhadores dessas instituições a partir de 12 anos de idade; imunocomprometidos a partir de 12 anos; pessoas das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas a partir de 12 anos.
  • Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade.
  • Fase 3: gestantes e puérperas.
  • Fase 4: trabalhadores da saúde.
  • Fase 5: pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade (a partir de 18 anos); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade.

Por Thayane Viana