Na última sexta-feira, 10, a Secretaria de Saúde e a Gerência Regional de Saúde de (GRS) Ubá promoveram uma capacitação sobre as arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, para os servidores da Atenção Primária à Saúde, no auditório do Unifagoc. Participaram enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde e de endemias, que são os profissionais que estão no contato mais próximo com a população.

Na ocasião, representantes da Vigilância Epidemiológica municipal fizeram exposições sobre o atual panorama epidemiológico de Ubá, destacando os número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes, bem como o quantitativo de focos encontrados por localidades. Foram reforçadas algumas orientações de combate a esses focos e algumas atualizações no protocolo das visitas domiciliares que se fazem necessárias principalmente neste período de calor e chuvas.

Créditos: Divulgação SMS Ubá

Foi exibido o treinamento da Secretaria de Estado da Saúde, intitulado “Manejo Clínico de Arboviroses”, com objetivo de garantir uma assistência segura e de qualidade para os pacientes com sintomas de doenças transmitidas pelo Aedes. “Orientamos de forma conjunta nossos profissionais da ponta, proporcionando a reflexão e a discussão do assunto para reforçar a atenção e o empenho de todos ao receber pacientes sintomáticos, de forma que possamos acolher qualificadamente, ao mesmo tempo que tomamos medidas para prevenir o aumento de casos”, disse o secretário municipal de saúde de Ubá, Antônio Carlos Jacob.

“É uma discussão importante para Ubá, por ser um município pólo de microrregião, ou seja, referência em vários serviços de saúde para outros municípios. Estamos enfrentando um período em que a área da GRS Ubá está em alta transmissão de dengue e todas as ações que preparem os profissionais para o atendimento são imprescindíveis para aumentarmos as chances de boa recuperação dos pacientes”, disse Fábio Ribas, que participou do evento e é coordenador de vigilância em saúde da GRS Ubá.

Por Keila Lima