Com o objetivo de agilizar o alcance do maior número de pessoas que integram os grupos prioritários para aplicação de uma dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está orientando os 54 municípios que integram a sua área de atuação quanto à possibilidade de avançar nas fases subsequentes da campanha nacional iniciada em fevereiro deste ano.

Fazem parte dos grupos prioritários da aplicação de uma dose da vacina bivalente pessoas com idade a partir de 70 anos; profissionais que trabalham e pessoas que moram em instituições de longa permanência com idade a partir de 12 anos; pessoas imunocomprometidas e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; adultos com idade entre 60 e 69 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.

De acordo com memorando encaminhado aos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) observa que havendo estoques disponíveis e capacidade operacional, as equipes municipais poderão avançar na aplicação da dose de reforço da vacina bivalente para não perder a oportunidade de imunização dos públicos prioritários, além de otimizar a aplicação das doses, evitando desperdícios.

A decisão do Ministério da Saúde quanto à aplicação de vacinas bivalentes por fases, priorizando grupos prioritários, leva em conta cronograma de distribuição dos imunizantes e a capacidade de estoque dos estados e municípios não havendo, no entanto, impedimento para que as secretarias de saúde avancem na implementação da campanha.

Estratégias

Para que os municípios consigam alcançar o maior número possível de pessoas integrantes dos grupos prioritários para o recebimento da dose de reforço da vacina bivalente, a coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, sugere que sejam adotadas várias estratégias, entre elas: extensão do funcionamento das salas de vacinas para os períodos de almoço, à noite e nos finais de semana. Em Montes Claros, por exemplo, a Secretaria Municipal da Saúde tem levado o “vacimóvel” para atendimento da população em locais que recebem grande fluxo de pessoas, inclusive nos finais de semana.

Créditos: Ascom/Prefeitura de Montes Claros

Nesta terça-feira a Superintendência Regional de Saúde concluiu o repasse da segunda remessa de 39.738 doses de vacinas bivalentes para os municípios que integram a sua área de jurisdição. A vacina reforça a imunidade contra a cepa original de SARS-CoV-2 e das variantes Ômicron, BA.4 e BA.5. É recomendada para pessoas com 12 anos ou mais de idade, com aplicação de uma dose em quem já concluiu o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para aplicação de uma dose de reforço com vacina bivalente é de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes.

Pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes.

Já a aplicação de doses de reforço para pessoas que não estão nos grupos prioritários de recebimento de imunizantes bivalentes será realizada com vacina monovalente disponível nas unidades de saúde.

Por Pedro Ricardo