Os 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros começaram a receber nesta sexta-feira, 10, a segunda remessa de 39.738 doses de vacinas bivalentes contra a covid-19. A previsão é de que o repasse da nova remessa às secretarias municipais de saúde seja concluída segunda-feira, dia 13.

A primeira remessa de 28.854 vacinas bivalentes foi entregue aos municípios a partir do dia 16 de fevereiro, para início da aplicação de uma dose de reforço em pessoas com idade a partir de 70 anos; pessoas que trabalham ou moram em instituições de longa permanência com idade a partir de 12 anos; pessoas imunocomprometidas e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, explica que o público prioritário da primeira etapa de aplicação de vacinas bivalentes continua o mesmo. “Caso os municípios percebam que a maioria das pessoas dos públicos prioritários da primeira etapa já tomaram a dose de reforço da vacina bivalente, a imunização poderá ser ampliada contemplando outros públicos prioritários na seguinte ordem: pessoas com idade entre 60 e 69 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente”.

A vacina bivalente contra a covid-19 é recomendada para pessoas com 12 anos ou mais de idade, com aplicação de uma dose em quem já concluiu o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para aplicação de doses de reforço com vacinas bivalentes é de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes.

Já a aplicação de doses de reforço para pessoas que não estão nos grupos prioritários de recebimento de imunizantes bivalentes será realizada com vacina monovalente disponível nas unidades de saúde.

Mais Vacinas

Além da segunda remessa de vacinas bivalentes, a Superintendência Regional de Saúde também está entregando às secretarias de saúde nova remessa de 2.060 doses de imunizantes Coronavac, destinados à aplicação da segunda dose em crianças com idade entre 3 e 4 anos.

Outras 1,9 mil doses de vacinas da Pfizer pediátrica também estão sendo repassadas aos municípios, para aplicação em crianças da faixa etária de 3 meses a dois anos de idade.
Os municípios que possuem maior população a ser vacinada e que, por isso, estão recebendo maior quantidade de imunizantes são: Montes Claros (total de 12.490 doses, sendo 11.010 doses de vacinas bivalentes); Janaúba (3.732); Porteirinha (2.088); Bocaiúva (1.568); Monte Azul (1.514); Espinosa (1.414); Taiobeiras (1.244); Francisco Sá (1.102); Coração de Jesus (1.094); Jaíba (1.070) e Rio Pardo de Minas (946 doses).

Por Pedro Ricardo