A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB–SUS) aprovou na sexta-feira, dia 3, o credenciamento dos hospitais Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora; o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro e a Santa Casa de Montes Claros como centros de tratamento de pessoas vítimas de queimaduras. De acordo com a Resolução 8.494, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no dia 7 de dezembro de 2022, a grade de referência de tratamento de pessoas vítimas de queimaduras será constituída por vinte hospitais, sediados nas macrorregiões de saúde do Estado.

Denilson Paranhos Costa, referência técnica em serviços de urgência e emergência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros explica que a Central de Regulação de Leitos da macrorregião de saúde Norte é que definirá para onde as vítimas de queimaduras serão encaminhadas, de acordo com o nível de gravidade. O Hospital das Clínicas, sediado em Montes Claros, e o Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora, serão as referências para o primeiro atendimento. Já a Santa Casa de Montes Claros atuará como unidade de retaguarda. Já a referência para o recebimento de pacientes em situação de saúde mais grave continua sendo o Hospital João XXIII, sediado em Belo Horizonte.

Divulgação: HOSPITAL DE PIRAPORA

De acordo com a Resolução 8.494, os hospitais credenciados receberão recursos do tesouro estadual, sendo os valores transferidos quadrimestralmente para os fundos municipais de saúde. Os recursos serão originários do Programa de Implantação e Manutenção da Rede de Urgência e Emergência e serão definidos de acordo com cronograma de apuração e monitoramento das diárias de autorização de internação hospitalar de cada hospital.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques avalia que a definição da rede de atendimento às pessoas vítimas de queimaduras constitui importante avanço para o Estado.

“No caso específico do Norte de Minas passamos a ter dois hospitais de referência e de retaguarda, além do Hospital João XXIII para o recebimento de pacientes em situação de saúde mais grave. Isso possibilita aos profissionais de saúde condições de fazer os encaminhamentos de maneira mais ágil e dentro de protocolos já pré-estabelecidos”, conclui a superintendente.

Tipologias

As queimaduras de primeiro grau, também chamadas de superficiais, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. A lesão é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram entre três e seis dias e não deixam sequelas.

Já as queimaduras de segundo grau são divididas em grau superficial (envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme) e grau profundo (acometem toda a derme). A cicatrização demora mais do que três semanas e costuma deixar cicatrizes.

As queimaduras de terceiro grau são profundas, acometem toda a derme e atingem tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.

Queimaduras de quarto grau envolvem músculo e osso. É mais frequente nas queimaduras elétricas e podem ser mais graves do que aparentam, pois o pior da lesão fica por baixo da pele.

Por Pedro Ricardo