Teve início no dia 27/2, a nova etapa da campanha contra a convid-19 com a utilização da vacina bivalente como dose de reforço para vacinação de grupos especiais que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com as vacinas monovalentes.

Créditos: Déborah Ramos Goecking

A enfermeira e referência técnica da imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, Ana Elizabeth Coelho de Oliveira Rodrigues, explicou a diferença entre as vacinas: “a vacina monovalente contém uma cepa original da covid-19 enquanto que a bivalente contém além da cepa original da covid-19, a cepa da variante ômicron”.

Oliveira também enfatizou o impacto das vacinas contra a covid-19 na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução. “De fato, desde o início da primeira Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em janeiro de 2021, pode-se observar uma queda importante das internações e óbitos por covid-19 nas diferentes faixas etárias à medida que se avançou na vacinação. É muito importante que as pessoas mantenham o esquema vacinal adequado de acordo com o que é preconizado para cada idade”, pontuou a enfermeira.

A Superintendência Regional de Saúde de (SRS) Teófilo Otoni recebeu 15.348 doses nesta primeira remessa das vacinas bivalentes que foram distribuídas para os 32 municípios de sua abrangência nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 e 2 de março de 2023.

Por Déborah Ramos Goecking