A Força Estadual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou os trabalhos em Muriaé na última terça-feira, somando forças com a prefeitura para diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor de arboviroses como a dengue, zika e chikungunya. O período de intensificação das ações segue até dia 10/03.

Equipes da Força Estadual e da SMS Muriaé reunidas na manhã do dia primeiro de março / Foto de Keila Lima

20 agentes de endemias da Força Estadual, em conjunto com os 35 agentes do município, realizaram a vistoria das casas dos bairros  Aeroporto e Gaspar nestes dois primeiros dias de trabalhos. A visita domiciliar tem como objetivo remover possíveis focos do mosquito, geralmente materiais inservíveis que estão acumulando água parada. Mas, principalmente, instruir os moradores a boas práticas que mantenham o ambiente livre do mosquito.

Por dentro das ações

No dia 1º de março, a equipe municipal de endemias realizou uma ação de mobilização social com as crianças usuárias do CRAS do distrito de Vermelho (Centro de Referência de Assistência Social). A atividade contou com uma palestra sobre a importância de manter quintais limpos e descartar corretamente os materiais inservíveis, e também atividades recreativas de arte, com as crianças pintando o mosquito da dengue como um personagem “procurado”.

No mesmo dia, representantes dos setores de Assistência à Saúde e Epidemiologia do Nível Central da SES-MG, da Gerência Regional de Saúde de Ubá e do município de Muriaé realizaram visitas técnicas às unidades de Saúde dos bairros Aeroporto e Dornelas, à UPA e ao Hospital São Paulo.

“Fazemos essas visitas in loco para entendermos o caminho que o paciente faz nos equipamentos da Saúde, e a partir das informações levantadas, sugerir melhorias que facilitem e causem impacto positivo na assistência de quem está com sintomas de arboviroses”, explicou Elizabeth Franqueira, referência técnica da coordenação estadual de vigilância das arboviroses.

Planejamento

Com o decreto do estado de emergência em saúde pública no dia 26 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Muriaé deu início a aplicação do Plano de Ação, que permitiu estratégias como a contratação de mais agentes de endemias.

“Aumentamos a divulgação dos fluxos assistenciais, para que as pessoas saibam onde procurar atendimento, além de fortalecermos as orientações de manejo clínico para todos os servidores da Saúde, para que os pacientes com suspeita de arboviroses sejam identificadas precocemente e tenham o tratamento correto para evoluir bem, para a cura”, explicou Luiza Agostini, Secretária de Saúde de Muriaé.

Além das visitas domiciliares, está previsto para os próximos dias ações com o tema “Enfrentamento das Arboviroses” como Blitz Educativa, envolvendo o Departamento Municipal de Trânsito e as Escolas Municipais; stands com materiais educativos e apresentações na Praça Central; e Encontro de Hip-Hop na Pista de Skate do Horto Florestal.

Prevenção

As ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya envolvem a eliminação dos focos e potenciais criadouros do mosquito. A SES-MG reforça junto à população as seguintes medidas:

-  Manter as lixeiras tampadas;

- Limpar o quintal de forma que não tenha lixo e entulhos;

- Garrafas e baldes de cabeça para baixo;

- Verificar se os aparelhos de ar-condicionado, umidificador e geladeira estão vazios e secos;

- Limpar ralos e cobrir com telas;

- Não colocar pratos de água em vasos de plantas;

- Lavar frequentemente bebedouros de animais;

- Manter limpos ralos internos e externos e calhas.

A dengue é uma doença que pode levar a óbito rapidamente, portanto, qualquer sintomas, como febre, dor de cabeça ao redor dos olhos, deve-se procurar uma unidade de saúde.Clique aqui e saiba mais sobre o combate ao mosquito.

Por Keila Lima