A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) distribuiu nesta quarta-feira (1º de março) a primeira remessa da vacina bivalente Pfizer contra a covid-19 aos municípios da região. Após a distribuição, foi realizada uma reunião virtual com as referências técnicas municipais em imunização para alinhamento das orientações sobre a administração do imunizante, que é destinado a grupos prioritários, a começar pelos idosos de 70 anos de idade e mais.

Foram entregues aos 27 municípios da SRS Passos 13.158 doses da vacina bivalente correspondendo a primeira remessa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a região. O imunizante é destinado como reforço ao esquema vacinal primário ou para quem já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

Créditos: Ascom SRS Passos

A vacina bivalente contra a covid-19 é uma nova estratégia do Ministério da Saúde (MS) para intensificar a vacinação em 2023 entre os grupos prioritários – conforme a Nota Técnica Nº 01/2023, do Ministério da Saúde – e atingir a meta de 90% de cobertura orientada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A SRS Passos distribuiu a vacina aos municípios através do setor de imunizações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), que também realizou a reunião de alinhamento com as referências municipais em imunizações. Nesse encontro por videoconferência foram repassadas as informações, orientações e recomendações da Nota Técnica, disponibilizada para as unidades regionais de saúde pela Coordenação Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG.

“A nossa expectativa no tocante à campanha da bivalente, que nos municípios da Regional de Saúde de Passos se inicia amanhã (quinta-feira) é de que haja uma grande procura, que o cidadão se conscientize da importância da vacina para o controle da doença”, disse a coordenadora do NUVEPI, Márcia Aparecida Silva Viana.

Ainda para Márcia Viana, o cumprimento da meta de 90% de cobertura vacinal preconizada pelo MS, através do PNI, é o objetivo defendido pela SRS Passos junto aos municípios. “Por parte do serviço de saúde, todas as condições necessárias para o êxito da campanha foram garantidas”, afirmou.

Na estratégia de intensificação da vacinação contra a covid-19 neste ano com o imunizante bivalente, o MS estabeleceu cinco fases para reforçar o esquema vacinal de adultos. A primeira fase é destinada aos idosos com 70 anos de idade ou mais, pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência (ILP), trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A logística de vacinação será definida pelos próprios municípios, como dia de início, local e horário. As outras quatro fases da campanha vão contemplar os idosos de 60 a 69 anos, as gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.

Por Enio Modesto