A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, por meio da Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Microrregional (micro) Pirapora, realizou no Centro de Educação Permanente localizado em Pirapora, a 1ª Reunião de CIB Micro do ano de 2023. A reunião teve como público-alvo gestores estaduais e municipais de saúde, referências técnicas municipais em saúde e gestão.

Secretários municipais de saúde e técnicos da GRS Pirapora durante reunião da CIB Micro Pirapora / Créditos: GRS Pirapora

A reunião foi conduzida pela nova diretora da GRS Pirapora, Tariana Diniz Guarabyra de Oliveira, enfermeira e conhecedora da microrregião de saúde, por já ter assumido serviços microrregionais, como a direção do CEAE Pirapora, e pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Microrregião de Saúde de Pirapora, Rafael de Paula Lana. 

Adriana Katia Emiliano Souza, responsável técnica pela Secretaria Executiva da CIB Micro de Pirapora, esclareceu que “as Comissões Intergestores possuem cronogramas anuais de reuniões e representação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MG). As reuniões acontecem de forma ordinária, uma vez por mês, em todas as regionais de saúde do estado ".

Durante a reunião foram pautados assuntos importantes para a microrregião de Pirapora, como os Planos de Contingência das Arboviroses elaborados pelos municípios, sob a orientação da GRS Pirapora.

A coordenadora do núcleo de epidemiologia da GRS, Flávia Rocha Teixeira Mota, chama a atenção para a importância do acionamento dos planos de contingência frente a qualquer mudança do cenário epidemiológico. 

“Os planos de contingência das arboviroses permitem os municípios estarem preparados para agirem de maneira segura quanto às ações de controle vetorial e dos demais eixos de monitoramento”, disse Mota.

Já a referência técnica de trabalho de campo das Arboviroses, Adailson de Oliveira Santos, trouxe informações importantes aos membros presentes destacando que “o momento é muito importante para chamar a atenção para intensificarem as ações de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti e que para isso conta com o apoio e parceria das secretarias municipais de saúde, bem como dos agentes de endemia e da população”. 

Por fim, a referência técnica de comunicação e mobilização social da GRS, Lillian Morais Silva Tararam falou da importância do trabalho de mobilização social em saúde frente ao combate das Arboviroses. 

“Espera-se que, por intermédio da rede de mobilização social da microrregião de Pirapora, cada município realize ações que envolvam a população, como parte ativa deste processo para que a mudança de comportamento aconteça e assim evitem o acúmulo de lixo e objetos, que possam manter água parada”, ressaltou Tararam. 

 

 

 

Por Gerência Regional Saúde de Pirapora