Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros já receberam a primeira remessa de 28.854 doses de vacinas bivalentes contra a covid. Segunda-feira, dia 27, começa a nova etapa da campanha nacional de imunização, com aplicação de uma dose de reforço de vacinas produzidas pela Pfizer/BioNtech.

Na primeira fase da campanha deverão comparecer às unidades de saúde pessoas com idade a partir de 70 anos; pessoas que trabalham ou moram em instituições de longa permanência com idade a partir de 12 anos; pessoas imunocomprometidas e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Posteriormente a campanha terá continuidade com mais quatro etapas envolvendo os seguintes grupos prioritários para recebimento de uma dose de vacina bivalente: pessoas com idade entre 60 e 69 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.

Além das doses de vacinas repassadas aos municípios da SRS de Montes Claros, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou 17.352 doses de imunizantes para 25 municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária. Outras 3.126 doses de vacinas foram repassadas para sete municípios da GRS de Pirapora.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes explica que o reforço da vacinação contra a covid com a utilização de vacinas bivalentes leva em conta “análises e acompanhamento de estudos epidemiológicos e a eficácia dos imunizantes. Ao longo do tempo foi observada uma redução da proteção imunobiológica, com destaque para os idosos de 60 anos ou mais. Essa redução da proteção se mostrou mais proeminente com a variante Ômicron. Desta forma, o reforço da vacinação tem a finalidade de impedir a ocorrência de uma nova onda de morbimortalidade agressiva como aconteceu recentemente”, explica a coordenadora.

Créditos: Fábio Marchetto

Agna Menezes lembra da importância da população completar o esquema vacinal contra a covid, incluindo a administração das doses de reforço recomendadas pelo Ministério da Saúde. Para facilitar o acesso da população às unidades de saúde, os municípios são orientados a adotar estratégias diferenciadas, entre elas a busca ativa dos públicos alvo e manter o funcionamento das unidades de saúde no horário de almoço, depois das 18 horas e finais de semana.

“O coronavírus tem alta capacidade de mutações e o surgimento de novas variantes coloca em risco a saúde de quem não tomou nenhuma dose de vacina ou quem não está com o esquema vacinal concluído. Adultos e crianças que tiverem tomado todas as doses de vacinas estarão com nível de imunidade mais elevado e, mesmo que contraia covid-19 não evoluirão para situações de saúde mais graves exigindo, inclusive, internação hospitalar”, completa a coordenadora.

Recomendações

A vacina bivalente contra a covid inclui ácido ribonucleico – (RNA) que codifica a proteína “spike” da cepa original de SARS-CoV-2 e da Ômicron, bem como das variantes BA.4 e BA.5. Essa vacina é recomendada para pessoas com 12 anos ou mais de idade, com aplicação de uma dose em quem já concluiu o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para aplicação de doses de reforço com vacinas bivalentes é de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes.

Já a aplicação de doses de reforço para pessoas que não estão nos grupos prioritários de recebimento de imunizantes bivalentes será realizada com vacina monovalente disponível nas unidades de saúde.

Por Pedro Ricardo