Nesta quinta-feira, 16/02, o Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA) da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS) promoveu uma capacitação sobre postos de coleta e laboratórios clínicos para referências técnicas municipais da região.

Ministrada pela farmacêutica e referência técnica da VISA/SRS Barbacena, Vanessa Morais, a capacitação teve como público-alvo fiscais e coordenadores municipais de Vigilância Sanitária e coordenadores municipais de Vigilância em Saúde.

Créditos: Priscila Rezende

Na ocasião foram abordadas as diretrizes da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n° 302/2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que dispõe sobre regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos ou privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia; e demais legislações pertinentes.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária da SRS Barbacena, Jurema Maciel, o objetivo da capacitação “foi desenvolver e ampliar habilidades e conhecimentos dos fiscais municipais em boas práticas de funcionamento de laboratórios clínicos e postos de coleta”, explicou.

Por Priscila Rezende