A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora realizou, na terça-feira, 14 de fevereiro, por videoconferência, uma reunião intermunicipal, com objetivo de apresentar o atual cenário das arboviroses e reforçar as ações de prevenção às doenças.

Representantes dos 37 municípios da Regional receberam alinhamento sobre o resultado do LIRAa/LIA 2023. O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Foi feito também o direcionamento sobre elaboração do Plano Municipal de Contingência às Arboviroses (PMC), além de orientação sobre notificações.

Foto: Jonathas Mendes

O superintendente, Renan de Oliveira, chamou a atenção para que os representantes possam mobilizar as equipes municipais devido ao período chuvoso. "É necessário que haja um planejamento de curto prazo nesse momento, para que a gente consiga corresponder a algumas ações específicas, que envolvem emergências de saúde pública voltadas para a assistência direta ao paciente", ressaltou.

Foi reforçado também que os municípios intensifiquem as campanhas de vacinação contra a febre amarela.

Arboviroses, que nome é esse?

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.

As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A febre amarela ocorre em áreas de mata, e o vírus causador é transmitido por mosquitos silvestres, principalmente Haemagogus leucocealenus. Os primatas não humanos também ficam doentes, assim como os seres humanos, e são monitorados pois os animais doentes nos avisam antecipadamente sobre a expansão do vírus no território.

Por Jonathas Mendes