A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, por meio do Núcleo de Epidemiologia, realizou nos dias 1 e 2 de fevereiro, um curso de capacitação para profissionais da microrregião de Saúde de Unaí, com o objetivo de esclarecer e tornar os profissionais de saúde mais vigilantes em relação a doença de Creutzfeldt-Jakob (DJC), o público-alvo dessa capacitação foram os médicos neurologistas e clínicos gerais que atuam nos municípios, enfermeiros responsáveis pelo NUVEH, enfermeiros referências técnicas das Unidades Hospitalares de pequeno e médio porte e coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos 12 municípios que compõem a sua área de abrangência.

O curso foi uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), Vigilância Sanitária da Secretária Estadual de Saúde (SES-MG) e o Núcleo de Epidemiologia da GRS Unaí, e contou com a presença do ponto focal Edmundo Rinolino Magalhães Flores e a referência técnica Paula Pereira do CIEVS, que ministraram o curso.

Foto: GRS Unai

O objetivo da capacitação foi treinar os profissionais para que eles, diante de um possível caso da doença Creutzfeldt-Jakob (DCJ), conseguissem realizar todas as ações previstas de vigilância, e também algumas ações complementares dentro da área de assistência, principalmente de biossegurança. O foco principal foram as ações de vigilâncias epidemiológicas. “A partir delas, os profissionais irão conseguir identificar e manejar as ações de forma específica, com qualidade e sobretudo evitando qualquer tipo de repercussão negativa”, explicou Edmundo.

A referência técnica do CIEVS, Paula Pereira, explicou que “a adesão ao curso foi muito boa, com profissionais de todos os municípios da Regional de Unaí, a devolutiva do que foi passado foi excelente”. Segundo ela, o objetivo foi trazer conhecimento sobre a doença para estes profissionais, para que a partir do que foi ministrado durante o curso os profissionais possam replicar essas ações nos seus respectivos municípios.

Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ)

A doença de Creutzfeldt-Jakob pode ocorrer espontaneamente, ser hereditária ou ser transmitida por contato com o tecido infectado, como durante um transplante ou ao comer carne contaminada. A condição provoca mudanças de personalidade, ansiedade, depressão e perda de memória, geralmente em alguns meses. Muitas pessoas entram em coma. Como não existe nenhum tratamento eficaz, o objetivo é aliviar a dor e os sintomas.

Por se tratar de uma doença grave e que já houve notificação de casos suspeitos em nossa microrregião em virtude da grande produção de gado, foi realizada esta capacitação em vigilância da doença de Creutzfeldt-Jakob (DJC).

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí