A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na sexta-feira, 10 de fevereiro, videoconferências com as microrregionais de Saúde para discussão da grade de vinculação da Rede de Atenção ao Parto  - nascimento e intercorrências na gestação - com os representantes de instituições e gestores municipais das microrregiões de Saúde de Itajubá, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

Como a construção dessa grade deve ser compartilhada, adotou-se como estratégia inicial a discussão prévia da proposta da Grade de Vinculação da Rede de Atenção ao Parto, Nascimento e Intercorrências na Gestação com as maternidades que estarão ofertando o serviço em seus territórios.

Foto: Otávio Coutinho

Esse alinhamento permitirá conhecer melhor o cenário assistencial de cada microrregião de Saúde, evidenciando os pontos fortes e possíveis fragilidades de cada ponto de atenção. Num segundo momento, tal proposta de grade será apresentada e discutida com todos os gestores municipais de cada microrregião.

“A pactuação de uma grade de vinculação é o primeiro passo para a reorganização da Rede de Atenção ao Parto, Nascimento e Intercorrências na Gestação do SUS (Sistema Único de Saúde) em Minas Gerais. Essa organização do fluxo na rede permitirá que toda gestante seja encaminhada para a  instituição de referência para parto de risco habitual ou parto de alto risco, mais adequada a sua necessidade, garantindo ainda que esse acesso seja feito de maneira segura e oportuna”, destacou a referência técnica da Saúde da Mulher da SRS,  Luciana Silveira Ferreira.

Tópicos do ncontro

A  Deliberação CIBSUS/ MG Nº 3.222, de 16 de setembro de 2020, que aprovou as diretrizes, parâmetros e etapas para organização da referida Rede do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG) e para revisão dos Planos de Ação Regionais da Rede Cegonha no estado, possibilitou a identificação das instituições hospitalares de relevância para atendimento ao parto e nascimento, além de categorizá-las, a depender da estrutura física, habilitações, necessidades locais e população de referência.

Conhecendo o cenário assistencial, tornou-se evidente a necessidade de elaboração de uma grade de vinculação macrorregional, pactuada com prestadores, gestores municipais e estaduais, que explicite a referência hospitalar para gestações de risco habitual e alto risco para cada município do estado.

Nesse contexto, com base em uma metodologia para avaliação da atual rede hospitalar de atenção ao parto/nascimento e intercorrências na gestação, foi elaborada então uma proposição de grade de vinculação para cada macrorregião de Saúde do estado, num trabalho conjunto entre Coordenação Materno Infantil (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - nível central) e Unidades Regionais de Saúde (URS).Coube às Unidades Regionais de Saúde (URS) realizar a discussão dessa grade nos respectivos territórios.

Por Otávio Coutinho