Os serviços municipais de saúde do Norte de Minas têm neste ano a disponibilidade de recursos superiores a R$ 3,5 milhões para o custeio da compra, adaptação ou manutenção de Órteses, Próteses e Materiais Especiais da Reabilitação Física (OPM) na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS (Sistema Único de Saúde). O repasse dos recursos contempla onze microrregiões de Saúde: Janaúba/Monte Azul; Januária; Manga; Brasília de Minas/São Francisco; Montes Claros; Coração de Jesus; Francisco Sá; Pirapora; Bocaiúva; Salinas e Taiobeiras.

A disponibilização e repasse de orientações para a utilização dos recursos foi apresentada aos gestores da macrorregião de Saúde Norte durante reunião unificada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS), realizada sexta-feira, 3 de fevereiro, no auditório da Prefeitura de Montes Claros. O encontro reuniu gestores municipais de saúde; representantes do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems), dirigentes e técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

Foto: Fábio Marçal - Prefeitura de Montes Claros

A liberação dos recursos está prevista na Resolução 8.394, publicada dia 19 de outubro de 2022 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Para todas as regiões do estado estão previstos investimentos superiores a R$ 45,1 milhões. Desse total, R$ 26,3 milhões são provenientes do Governo do Estado e R$ 18,2 milhões constitui aporte financeiro do Governo Federal.

O coordenador de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, explica que a execução dos recursos será realizada pelos Centros Especializados de Reabilitação (CER), que contemplam a modalidade de reabilitação física, e pelos Serviços de Modalidade Única de Reabilitação Física, habilitados pelo Ministério da Saúde (MS) em Minas Gerais. A alocação dos recursos teve como base de cálculo o critério populacional de cada microrregião de saúde, definido em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Para atendimento de demandas dos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte, atualmente existem três serviços especializados em reabilitação física integrados à Rede de Cuidados à Pessoas com Deficiência. O serviço de Modalidade Única de Reabilitação Física, sediado em Montes Claros; o CER tipo II sediado em Januária, atendendo demandas de reabilitação física, ostomia e intelectual; e o CER tipo IV, sediado em Janaúba, que atende demandas de reabilitação física, ostomia, intelectual, visual e auditiva.

Para sete microrregiões de saúde que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros o investimento no custeio de órteses, próteses e materiais especiais da reabilitação física tem disponibilidade de R$ 2,4 milhões, divididos da seguinte forma: Montes Claros (R$ 954,3 mil); Janaúba/Monte Azul (R$ 590,4 mil); Taiobeiras (R$ 296,9 mil); Bocaiúva (R$ 165,6 mil); Francisco Sá (R$ 157,8 mil); Salinas (R$ 143,3 mil) e Coração de Jesus (R$ 99,9 mil).

A Resolução 8.394 prevê investimento de R$ 863,9 mil na aquisição e manutenção de próteses contemplando municípios de três microrregiões de saúde da área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Januária. Os valores, por microrregião, estão divididos da seguinte forma: Brasília de Minas/São Francisco (R$ 497,1 mil); Januária (R$ 247,9 mil) e Manga (R$ 118,9 mil).

Para sete municípios pertencentes à área de atuação da GRS Pirapora, há disponibilidade de R$ 312,4 mil para o custeio  de órteses, próteses e materiais especiais de reabilitação física.

Por Pedro Ricardo