A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina realiza, permanentemente, ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O trabalho de capacitações, disponibilização de insumos e apoio técnico, é realizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da regional junto aos municípios, que são os responsáveis diretos pelo trabalho de campo para a prevenção a estas doenças.

“Na área de abrangência da SRS Diamantina, composta por 34 municípios, entre 2021 e 2022, o número de notificações de casos confirmados de dengue e, especialmente, de chikungunya aumentou significativamente. Em 2021, foram confirmados 864 casos de dengue, com um óbito, e 23 casos de chikungunya”, informou a referência técnica das Arboviroses da SRS Diamantina, Ana Elisa Oliveira Lima. Em 2022, foram confirmados 2.034 casos de dengue, com um óbito em investigação, e 956 casos de chikungunya, conforme dados do Boletim Epidemiológico das Arboviroses Urbanas divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Foto: Divulgação

Outro dado que também chamou a atenção foi que a grande maioria dos casos confirmados de chikungunya foram registrados no município de Araçuaí, que chegou a 897 confirmações, ou seja, 93,8% de todos os casos confirmados no território da SRS, em 2022.

Incremento de ações e investimentos

O secretário Municipal de Saúde de Araçuaí, Israel Francisco Ornelas da Silva, ponderou que os números realmente não são bons e que esse é um problema histórico da região. Mas, por outro lado, o secretário ressalta que agora os dados demonstram a forte atuação das equipes de vigilância do município, quanto ao monitoramento e registro dos casos. “Desde 2021 aumentamos os investimentos em estrutura e recursos humanos para o fortalecimento das nossas vigilâncias”, disse. “Contamos agora com dados epidemiológicos consistentes e atualizados, que vão garantir mais eficiência e otimização de recursos para o enfrentamento das Arboviroses”, explicou o secretário.

Gráfico: SRS Diamantina

O gestor destaca ainda a importância da participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito, que está cada vez mais resistente. “Não estamos lidando com aquele mosquito que só se reproduzia em água limpa. Agora, estamos enfrentando um mosquito que procria com maior facilidade e está cada vez mais resistente aos inseticidas”, alertou o secretário. “Além da busca por novos métodos de controle do mosquito, estamos fortalecendo e ampliando nossas ações de mobilização social para sensibilizar o cidadão sobre a sua importância no processo”, disse.

“O enfrentamento do Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva, por isso, além do trabalho realizado pelo Estado e municípios, precisamos da colaboração e apoio de toda população”, lembrou Cleya da Silva Cruz, superintendente da SRS Diamantina. “Vamos intensificar as ações de combate ao mosquito, bem como trabalhar com municípios que estejam silenciosos a fim de aumentar a notificação de casos. Precisamos do sistema de informação bem alimentado, conciso e robusto para os 34 municípios, a fim de garantirmos ações efetivas de combate às Arboviroses no território”, concluiu a superintendente.

Por Ricardo Maciel