A Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS) está fazendo a distribuição de diversos materiais impressos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para os 31 municípios da sua área de abrangência. São cartazes e flyers para apoiar as ações de promoção da saúde, efetivando estratégias para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Os temas abordados pelos materiais são dengue, monkeypox e hanseníase.

Foto: GRS Ubá

Os materiais educativos auxiliam no repasse de informações para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) por parte das equipes da Atenção Primária à Saúde, e podem ser utilizados em ações nas salas de espera antes da consulta médica, aproveitando o tempo para abordar temas de saúde; rodas de conversas; estandes em locais de grande circulação; além de outras atividades. “As unidades de Saúde realizam ações educativas e repassam para a população conteúdos considerados importantes para a prevenção de agravos. Justamente para auxiliar nesta tarefa que a SES-MG disponibilizou este material impresso”, explica Luciane Zanotti, referência técnica em  Doenças e Agravos Não Transmissíveis.

 

Dengue

O mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya foi identificado em 97,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais. Neste sentido, está em vigor a campanha “Tchau, dengue, Tchau”, que produziu o material da SES-MG distribuído pela GRS Ubá. 

Clique aqui e acesse o hotsite sobre o Aedes.

 

Monkeypox

Os municípios também receberam cartazes da campanha de prevenção à monkeypox, uma doença transmitida por vírus que se manifesta principalmente por meio de lesões na pele, como manchas e feridas abertas, além de outros sintomas parecidos com os de uma gripe comum, como febre e dor de cabeça. É considerada uma doença de baixa letalidade, e o contágio ocorre a partir do contato com pele, sangue, fluídos corporais e secreções - como saliva - e roupas de cama de pessoas infectadas.

Clique aqui e conheça o hotsite da A SES-MG sobre a Monkeypox. 

 

Hanseníase

A hanseníase é uma das doenças mais antigas conhecidas, antigamente era chamada de lepra, termo não mais utilizado por ser carregado de estigma e preconceito. Está disponível pelo SUS tanto o diagnóstico como o tratamento, completamente gratuitos, e a SES-MG está participando da campanha Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre o agravo. Os municípios receberam cartazes da campanha.

Clique aqui e saiba mais.

Por Keila lima