A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá realizou na sexta-feira, dia 13 de janeiro, reunião por videoconferência com a participação dos 31 municípios de sua área de abrangência, com objetivo de repassar orientações, organizar e dar apoio às ações municipais de enfrentamento às arboviroses.

Mais de 250 profissionais entre coordenadores de atenção primária e epidemiologia, profissionais das Equipes da Estratégia de Saúde da Família, agentes de endemias, profissionais de hospitais e gestores municipais de saúde participaram da reunião.

Dos 31 municípios da GRS Ubá, dois já se encontram em situação de alta incidência para a transmissão da dengue e já iniciaram o uso do UBV Pesado (Fumacê) e 16 municípios encontram-se em situação de baixa incidência. Outros 14 estão silenciosos. A situação dos municípios silenciosos foi destacada pela equipe de Vigilância à Saúde da GRS e gera preocupação, tendo em vista que a área de abrangência da GRS Ubá é infestada pelo Aedes aegypti.

“Temos que repassar para os profissionais de saúde e gestores, a importância da notificação de todos os casos suspeitos de arboviroses”, informou Fábio Vieira Ribas, coordenador de Vigilância em Saúde. “Somente com as notificações, que nos dão um panorama da situação, é que as tomadas de decisões e ações de combate e enfrentamento à doença e ao mosquito poderão ser planejadas", finalizou o coordenador.

Participantes acompanharam a reunião no município de Visconde do Rio Branco - Foto: GRS Ubá

No evento, Aline Alves, da Coordenação de Atenção à Saúde da GRS Ubá, falou sobre o necessário trabalho conjunto dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE).

Foram abordadas também as temáticas sobre o painel e situação das arboviroses em cada município, as necessidades de organização e atuação assistenciais pelas equipes de Atenção Primária à Saúde e equipes de Vigilância Epidemiológica, organização farmacêutica, bem como os recursos financeiros disponíveis por município para enfrentamento as arboviroses e sua utilização eficiente e racional.

Por Fabiana Érica de Souza