Vinte e seis dos 31 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá já aderiram à Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF). A adesão permite que o cidadão receba medicamentos ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em seu próprio município, sem a necessidade de se deslocar até uma Unidade Regional de Saúde, muitas vezes distante de sua cidade. Os medicamentos do componente especializado são usados em tratamentos de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado, sendo que alguns têm alto custo.

Atualmente, há 1.454 pessoas atendidas com o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) nos 11 municípios da GRS Ubá, que já estão executando a entrega dos medicamentos, sendo as cidades de Divinésia, Ervália, Guarani, Guiricema, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Presidente Bernardes, Rosário, São Francisco do Glória, Tabuleiro e Visconde do Rio Branco. Somadas, estas cidades têm mais de 114 mil habitantes que, caso necessitem, podem contar com atendimento diretamente nas farmácias municipais, o que torna a entrega mais ágil e gera economia para os municípios.

Beneficiários do PDCEAF recebendo os medicamentos na Farmácia Municipal de Divinésia - Foto: Tales Mendes

Divinésia é uma cidade que fica a 20 km de Ubá, e aderiu ao PDCEAF, atendendo a 56 pessoas do município beneficiárias do Componente Especializado, entre elas a paciente Cátia Cordeiro. “É muito bom poder contar com a Farmácia Municipal da minha cidade, porque aqui consigo minha medicação, tenho orientação da farmacêutica, além de ser muito próxima de minha casa. Sempre sou muito bem atendida. Só tenho a agradecer”, disse.

O CEAF é a estratégia de acesso a medicamentos para tratamento de doenças e agravos de baixa prevalência, de uso crônico prolongado ou de alto valor unitário. “Podemos citar doenças como lúpus, doença pulmonar obstrutiva crônica, Transtorno do Espectro Autista, diabetes I e II, Alzheimer e Parkinson, além de outras que são assistidas pelo CEAF”, explicou Patrícia Meichilb, coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS Ubá. “O município entregando diretamente o medicamento facilita muito a vida dos pacientes, economizando tempo e recursos para acessar o benefício e, assim, colocamos em prática os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) de humanizar o atendimento e ofertá-lo de forma integral”, concluiu Patrícia.

Equipe da Farmácia Municipal de Visconde do Rio Branco recebendo capacitação para executar o PDCEAF - Foto: Divulgação

O que muda para o paciente

Miradouro é outro município beneficiado com a PDCEAF. O paciente não precisa mais percorrer 129,7 quilômetros para ser atendido na Coordenação de Assistência Farmacêutica da GRS Ubá. Na Farmácia Municipal ele recebe todas as orientações de como obter e entregar a documentação para ser beneficiado. O envio da análise para o deferimento é feito todo eletronicamente, reduzindo o tempo de espera para receber o medicamento. O próprio paciente ou um terceiro autorizado retira a medicação rotineiramente conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), além, é claro, do atendimento para orientação do tratamento e armazenamento dos medicamentos.

O que muda para o município

Além de qualificar a assistência farmacêutica local, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa recurso financeiro para a adesão e custeio da descentralização da assistência farmacêutica. Conforme especificações das resoluções da PDCEAF, os valores podem ser investidos no custeio, aquisição de mobiliários, equipamentos e/ou adequação das farmácias públicas municipais.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - PDCEAF

Por Keila lima