Todos os 31 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá aderiram a nova proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a Assistência Farmacêutica, apresentada pela Resolução 8428/22, voltada principalmente para a aproximação do profissional de Farmácia à população atendida pelas Unidades Básicas de Saúde. Na reunião realizada no dia 15 dezembro foi apresentada a estratégia, que incentivará financeiramente os municípios em que o farmacêutico cumprir atividades de caráter educativo para a população, além de consultas farmacêuticas, humanizando o acesso à informação qualificada sobre os medicamentos.

O financiamento para custeio da Política Estadual de Assistência Farmacêutica Ambulatorial no âmbito das Redes de Atenção à Saúde – Farmácia de Minas, já é executado há mais tempo. Porém, agora terá o diferencial de indicadores com eixo técnico/pedagógico e clínico assistencial. “O que se pretende é ir além da ideia comum do farmacêutico ser aquele que ‘compra remédio’ e ‘entrega remédio’. Dessa forma, o que se busca é que esse profissional auxilie na construção do cuidado da saúde dos usuários, acompanhando seus tratamentos, participando de eventos e grupos com a equipe, contribuindo na promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade”, disse Patrícia Meichilb, coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS Ubá.

Em reunião híbrida na Regional de Ubá, os 31 municípios da área de abrangência da GRS Ubá aderiram a nova proposta da SES-MG para a Assistência Farmacêutica - Foto: Keila Lima

Com a adesão das secretarias municipais de Saúde da área da GRS Ubá, a expectativa é de que a população passe a contar, a partir de 2023, com serviços farmacêuticos com acompanhamento farmacoterapêutico, manejo de problemas de saúde autolimitados, educação em saúde, revisão da farmacoterapia, rastreamento em saúde, e visitas domiciliares juntamente com outros profissionais de saúdes.

Indicadores

A Resolução SES/MG Nº 8.428 determina que o incentivo financeiro da Farmácia de Minas tem por objetivo principal a qualificação e desenvolvimento da Assistência Farmacêutica Ambulatorial, mediante a pactuação de metas e indicadores. Sendo assim, o recurso para cada município tem uma parte fixa de 40%, e outra variável de 60%, sendo que esta última é calculada de acordo com o cumprimento de metas e indicadores técnico-gerenciais e técnico-pedagógicos.

Por Keila lima