Representando a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Superintendente de Gestão, Laíse Sofia de Macedo Rodrigues, foi agraciada durante a cerimônia de entrega do prêmio Destaques do Controle 2022, organizado pela Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais - CGE. A secretaria foi contemplada por meio do Projeto Gestão Colaborativa, criado e implementado pela Superintendência de Gestão (SG).  

Crédito: Divulgação

A cerimônia realizada na última quarta-feira (14/12), no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, reconhece agentes públicos, trabalhos, órgãos e instituições que se destacam por meio de trabalhos que contribuíram para a melhoria do controle interno no Estado de Minas Gerais.  

Segundo Laíse Macedo, o Projeto da SG tem como objetivo criar um ambiente colaborativo entre áreas finalísticas e áreas meio, em resposta às dificuldades que as áreas enfrentavam para a correta execução das atividades de compra, contratação, doação de bens, gestão e fiscalização de contratos, entre outras atuações junto à Superintendência de Gestão. As frentes incluem estratégias de comunicação e produção de conteúdo sobre os temas pertinentes como elaboração de materiais, cartilhas, manuais, procedimentos operacionais padrão, minicursos, treinamentos, perguntas frequentes e revisão de normativos. 

Os destaques do prêmio foram os resultados alcançados da Comissão de Instauração de Processo Administrativo Punitivo (PAP), os quais incluíram a revisão da Resolução dos procedimentos para a instauração e condução de processos administrativos na SES, Elaboração de Manual para instauração de PAP e Capacitação junto aos fiscais e gestores dos contratos da SES. Tais ações trouxeram alto impacto na qualidade do acompanhamento da execução dos contratos da SES por parte das áreas demandantes, resultando em aumento de diligências pelos gestores diante de descumprimento contratual e isso pôde ser detectado pelo aumento de 65,7% da média mensal de instauração de PAP no ano de 2022 em relação a 2021. 

O projeto 

O "Projeto Gestão Colaborativa” é uma iniciativa de compliance. Diante da necessidade de melhoria dos processos de contratação, devido ao distanciamento da equipe de compras e contratos das áreas técnicas finalísticas da SES, a SG iniciou um trabalho para identificar os principais gargalos, redesenho de processos, revisão de normas e elaboração de manuais, e realização de capacitações e minicursos. 

“Hoje percebemos como estamos cada dia mais sedimentando esse espírito colaborativo entre as equipes e aumentando a qualidade e transparência dos processos de compra, uma vez que as áreas finalísticas se encontram mais empoderadas. Tudo isso só foi possível porque a equipe da SG acolheu a ideia e saiu da zona de conforto e, hoje, ela que protagoniza a mudança”, afirmou Laíze. 

Dentre as atividades desenvolvidas ao longo de 2022, a equipe técnica da SG e convidados ministraram 12 capacitações para 437 servidores do nível central e regionais de saúde. 

Na edição deste ano, foram distribuídos 12 prêmios em duas categorias: "Governança e Controle", que contou com comissão de julgamento externa, composta por especialistas da área de controle, e a categoria “Talentos do Controle”, cujos vencedores foram escolhidos por meio de votação aberta aos servidores da própria CGE. 

  

Para saber mais sobre o Prêmio Talentos do Controle 2022, acesse: www.cge.mg.gov.br/noticias-artigos/1157-cge-distribui-premios-aos-melhores-de-2022 

Por Fernanda Corrêa