A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando mais de R $3,4 milhões a treze municípios que integram a macrorregião de saúde Norte para a realização de investimentos em serviços de atenção primária à saúde. O maior aporte de recursos, previsto na resolução 8.457, publicada dia 17 de novembro, prevê investimento superior a R$ 1,1 milhão na construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo I, no município de Manga, integrante da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária.

Prefeitura de Monte Azul: UBS de Monte Azul também será contemplada com recursos / Foto: Pedro Ricardo

A partir do recebimento do recurso a Prefeitura de Manga terá prazo de 24 meses para a construção da UBS. O acompanhamento da execução da obra será realizado por meio de visitas técnicas de profissionais da GRS de Januária, com supervisão da Diretoria de Infraestrutura Física e Engenharia da SES-MG.

Para a estruturação e organização de serviços de atenção primária à saúde a resolução 8.412, publicada dia 4 de novembro pela SES-MG, disponibiliza R$500 mil para investimento em São João da Ponte, município integrante da área de atuação da GRS de Januária. Outros R$400 mil são destinados à cidade de Coração de Jesus.

Para compra de equipamentos para serviços de atenção primária à saúde a resolução 8.414, publicada dia 4 de novembro pela SES-MG, disponibiliza R$300 mil para o município de Lassance, que pertence à área de abrangência o da GRS de Pirapora. Outros R$464,8 mil são destinados para Jaíba e R$190 mil para Salinas, municípios integrantes da área de atuação da SRS de Montes Claros.

VEÍCULOS

Dentro da política de estruturação e organização de serviços de atenção primária à saúde, por meio da resolução 8.413, de 4 novembro, a SES-MG está disponibilizando R$658,7 mil para sete municípios investirem na compra de veículos, destinados ao transporte de equipes de saúde.

Na área de atuação da SRS de Montes Claros serão contemplados Bocaiúva; Espinosa; Monte Azul; Salinas e Santa Cruz de Salinas. Já na área de abrangência da GRS de Januária os municípios contemplados são Januária e Varzelândia. Cada município receberá R$65,5 mil.

O coordenador de atenção à saúde da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira entende que “os investimentos destinados aos serviços de atenção primária possibilitam melhorar e ampliar o atendimento de demandas da população, além de aumentar os níveis de eficiência dos trabalhos executados pelos profissionais de saúde”.

Por Pedro Ricardo