A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), promoveu uma capacitação com objetivo de qualificar supervisores de atividades de controle do Aedes aegypti da área de abrangência da regional, composta por 34 municípios. O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no auditório da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade Diamantina, e reuniu cerca de 40 participantes.

Crédito: Ricardo Maciel

O conteúdo apresentado pelos técnicos da SRS Diamantina faz parte do módulo I do projeto de Qualificação de Supervisores de Atividades de Controle do Aedes, de iniciativa da Coordenação de Vigilância das Arboviroses, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que tem como propósito melhorar as respostas para o enfrentamento das arboviroses urbanas, causadas por vírus transmitidos pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika) e febre amarela.

De acordo com o coordenador do Nuvepi da SRS Diamantina, José Vicente Honorato, durante os dois dias de capacitação os participantes receberam orientações teóricas e práticas. “Tivemos dois dias muito produtivos e abordamos diversos assuntos, como a contextualização das arboviroses; a importância de conhecer o vetor Aedes para ações dos agentes comunitários de endemias durante as visitas. Abordamos também os indicadores em saúde e a epidemiologia básica de campo e, epidemiologia básica para ações de campo no controle das arboviroses urbanas”, explicou Honorato.

Durante a capacitação,  os participantes foram divididos em quatro grupos, onde cada grupo pode levantar os desafios enfrentados no desempenho de suas atividades. Já na segunda etapa da dinâmica, foi realizado um rodízio do conteúdo produzido nos grupos e os próprios participantes puderam sugerir soluções aos colegas de outros grupos. “Tivemos uma ótima interação e excelentes resultados”, ressaltou o coordenador.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Capelinha, Flaviana Camargos Sena Cordeiro, destacou a dinâmica em grupo, a qualidade da capacitação e do conteúdo, “tivemos palestras com conteúdo excelentes, além da dinâmica em grupo com discussões que foram de suma importância e que vão otimizar muito as atividades no dia-a-dia. Esperamos que aconteçam os próximos módulos tão logo, para que possamos dar continuidade ao processo de qualificação”, destacou.

Além da equipe da SRS Diamantina, a capacitação também contou com o suporte dos técnicos apoiadores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, Elder Eustáquio de Souza, Edison Lauriano e Douglas Teixeira da Silva.

Por Ricardo Maciel