A campanha da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Juntos pela Prevenção, voltada para o cuidado integral da saúde do homem e da mulher, foi replicada pelos municípios da área de abrangência da  Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia. As secretarias municipais de Saúde desenvolveram ações voltadas para a saúde da mulher durante o mês de outubro. Para o mês de novembro, as ações de mobilização social, organizadas pelas equipes de Atenção Primária, com o envolvimento de outras instituições e comunidade, teve o intuito de atingir o público masculino, principalmente para a detecção precoce do câncer de próstata, com a realização do exame de PSA.

Ações do Outubro Rosa em Uberlândia e região

A referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Uberlândia, José Domingos Prado Silva, destacou o papel da Atenção Primária neste cuidado com o público masculino, uma vez que as ações de prevenção, tratamento e monitoramento são executadas por diversos profissionais. “A equipe multidisciplinar reforça a questão da qualidade de vida, que envolve, por exemplo, o tabaco, consumo de álcool, diabetes e hipertensão. Outras questões como a vacinação em dia, exames preventivos e a realização de tratamento e monitoramento das doenças são pontos importantes para aumentar a expectativa de vida dos homens”, disse.

Ações municipais

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia fez diversas atividades, como palestras, consultas, exames e testes rápidos. Destaque para a avaliação de lesão de boca pela odontologia, atividade laboral conduzida por profissional de educação física, orientação de ergonomia pela fisioterapia, abordagem da importância do sono e lixo emocional, conduzida por psicólogo, e informação sobre direito do homem: planejamento familiar, licença paternidade e aposentadoria conduzido em parceria com o Serviço Social.

Novembro Azul - Foto: Divulgação - Prefeitura de Araporã

O município de Araporã realizou um “Dia D” no horário noturno. A iniciativa colocou à disposição do público masculino uma rede de atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde com médico, odontólogo e psicólogo. A ação contou também com vacinação, teste rápido (sífilis, hepatites e HIV), palestra com nutricionista, educadora física e consulta de enfermagem.

Em Patrocínio houve atividades educativas nas salas de espera das Unidades de Saúde com orientações sobre a prevenção de doenças, com enfoque na realização de exames de PSA (próstata). Além disso, como forma de chamar a atenção da população masculina para a realização de consultas e do exame preventivo, os prédios públicos e outros pontos da cidade receberam iluminação azul.

Nos dias 8 e 22 de novembro, em Indianópolis, foram realizadas as “Noites dos Cavalheiros”, em que a Unidade Básica de Saúde Dona Lica atendeu os trabalhadores para fazerem exames preventivos de PSA e realização de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Houve conscientização na sala de espera com médico para falar sobre câncer de próstata e dentista que abordou sobre câncer de boca. A população da região rural masculina do Angico foi atendida no dia 18, para a realização de exames preventivos.

Nova Ponte trabalhou a temática nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, ressaltando a importância da prevenção e como cuidar da saúde como um todo. As equipes explicaram sobre a realização de exames e como ocorre este fluxo no município o encaminhamento para um serviço de saúde fora da cidade, caso seja necessário.

Por Lilian Cunha