Por meio de video conferência, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos mobilizou os gestores de saúde e os consórcios intermunicipais de saúde de sua área de abrangência para apresentação e engajamento à Resolução N° 8.368/2022, que institui as normas gerais para adesão, execução e acompanhamento da participação de consórcios públicos de saúde no gerenciamento regional do componente básico de medicamentos – Farma CIS.

Em parceira, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da microrregião de Saúde de Piumhi (CINSC) e a Coordenação de Assistência Farmacêutica da SRS Passos conduziram todo o processo de adesão ao Farma CIS, com a junção de sete municípios já consorciados e a adesão de outros seis municípios, que assinaram a carta de intenção para somarem ao CINSC, totalizando uma população de mais de 100 mil habitantes beneficiados.

Adesão ao Farma CIS foi discutida em reunião, feita por videoconferência - Foto: Ascom/SRS Passos

Segundo a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, o CINSC e os gestores de saúde compreenderam a importância da gestão pelo Farma CIS. “A adesão ao CINSC para a aquisição de medicamentos possibilita a redução dos custos, garantia de maior oferta de medicamentos e diminuição do desabastecimento do componente básico de medicamentos”, disse a superintendente.

Para a coordenadora da Assistência Farmacêutica (CAF) da SRS Passos, Andrea Reis Pereira, a adesão irá resultar em diversos benefícios para os municípios e usuários, como rapidez na aquisição dos medicamentos e maior poder de negociação de compra. “Os municípios comprando juntos, por meio do consórcio, terão capacidade de negociar melhores preços do que se comprassem individualmente, em menor volume. Pelo consórcio, poderão negociar também menor prazo de entrega”, disse.

A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Piumhi (CINSC), Larissa Vieira, explica a importância da adesão dos municípios ao Farma CIS. “Além de fortalecer os consórcios, o produto final, que é a entrega dos medicamentos aos pacientes, vai ser muito mais rápida. Tudo isso com menos gastos pelos municípios e mais celeridade”, disse a secretária.

A gestora de saúde de Jacuí, Flávia Proença, explica que a adesão de seu município se deu por meio do CINSC e que, por meio do consórcio, Jacuí terá acesso aos medicamentos básicos como se fossem pelo Estado, porém de forma mais ágil. “Nós aderimos mais para facilitar, para que o gestor possa ter uma parceria na parte burocrática. Acredito que será mais rápido o processo”, disse.

Com o Farma CIS, os consórcios são inseridos no Programa Estadual de Assistência Farmacêutica, para gestão regional de medicamentos do componente básico. Para isso, essas entidades terão incentivo financeiro para aquisição de equipamentos, veículos e outros bens, além de contratação de farmacêutico para atuar no processo de gestão. O valor do incentivo é variável, conforme o tamanho da população assistida.

Por Enio Modesto