Diante das fortes chuvas que atingiram algumas cidades do Sul de Minas nos últimos dias, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou uma reunião por videoconferência com os 24 municípios de sua área de atuação, na quarta-feira, 9 de novembro, para repassar orientações sobre vigilância em saúde. Nesta semana ocorreram fortes chuvas e granizo em  Alterosa, Cabo Verde, Campestre, Campos Gerais, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, Poço Fundo e São Pedro da União.

Ademir Coutinho, secretário municipal de saúde de Cabo Verde, relatou que as chuvas e granizo que atingiram o município na terça-feira (8 de novembro) provocaram muitos danos na área urbana e rural, inclusive em Unidades de Saúde e no hospital.

11-11-22-GRSAlfenasChuva

Com a proximidade do verão, quando são esperados maiores volumes de chuva, a coordenadora de vigilância em saúde da SRS Alfenas, Silnes Helena Diogo Marçal, destacou a importância da implantação  do Centro de Operações de Emergências (COE) em todos os municípios. “É fundamental que todos os municípios elaborem um plano de ação para estarem aptos a terem as melhores condutas diante de ações de emergência, como essa, das fortes chuvas de granizo. Por isso, destacamos a importância da formação do COE”, disse a coordenadora.

Silnes reforçou com os municípios o fluxo de notificação, informação e monitoramento das emergências decorrentes do período chuvoso, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que permite identificar as necessidades de apoio de áreas técnicas específicas. “As situações de emergência ou catástrofes relacionadas às chuvas são de notificação compulsória e devem ser feitas de forma imediata, em até 24 horas, pela secretaria municipal à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que faz um compilado de informações importantes, como a forma de abrigo aos desalojados, a interrupção e restabelecimento de serviços de energia elétrica, água ou telecomunicações, bem como permite identificar a necessidade de envio de kits de emergência, medicamentos ou vacinas”, disse a coordenadora.

Alguns municípios atingidos já decretaram estado de emergência em decorrência das chuvas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Poço Fundo compartilhou com os demais a experiência vivenciada pelo município no ano passado, quando enfrentou enchentes e danos causados pelas chuvas. Na ocasião, o município recebeu, por meio da Resolução Nº 7801/2021, R$ 100 mil do Governo do Estado de Minas Gerais, como incentivo financeiro complementar. O Governo do Estado também repassou as diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Preparação e Resposta do setor saúde aos desastres relacionados ao período chuvoso, seca/estiagem.

“Com as orientações desta Resolução nós instituímos um Centro de Operações de Emergências (COE) no município para as demandas da saúde e também para demandas diversas. Ele é formado por representantes de diferentes áreas, como saúde, educação, defesa civil, obras, bombeiros e polícia militar, que se reúnem para a tomada de decisões diante dessas emergências”, disse Denise Nogueira Luz Pereira, gerente de Vigilância em Saúde do município de Poço Fundo. “Nós fizemos um estudo das características de nosso município, histórico de incidentes anteriores e, a partir daí, fizemos um plano de resposta a esses eventos”, continuou a gerente. Segundo Denise, ocorreu inclusive uma simulação, onde foram definidas as responsabilidades de cada setor do COE frente a um agravo, como as enchentes. “Com o recurso foram feitas diversas obras na cidade, com o objetivo de amenizar danos e evitar novos alagamentos”, completou.

Por Thayane Viana