Durante o mês de outubro os municípios integrantes da Regional de Pirapora promoveram diversas ações de mobilização e conscientização da população sobre as formas de prevenção do câncer de mama, o autocuidado e a importância de se cuidar física e espiritualmente.

Outubro Rosa em Santa Fé de Minas / Foto: Prefeitura de Santa Fé de Minas

O município de Pirapora realizou nas Unidades Básicas de Saúde ações pontuais ministrando palestras e rodas de conversa, além disso promoveu uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa, oportunidade em que foram realizadas ações de conscientização acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Outra ação de destaque de Pirapora, foi a criação de um grupo de apoio a mulheres com câncer, promovendo um momento de escuta ativa, com depoimentos das usuárias do serviço de oncologia de Pirapora, além da realização de palestras com assistente social, nutricionista e psicólogo.

Dia D

No dia 25 de outubro, profissionais do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), Centro de Saúde da Mulher e Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, promoveram, para o encerramento das atividades do Outubro Rosa, o “Dia D” da campanha, que contou com a participação da Gerente Regional de Saúde de Pirapora, Renata Diniz Tavares. A médica oncologista, paliativista, fundadora e presidente da Associação Presente de apoio a pacientes com câncer de Montes Claros, Príscila Miranda, ministrou a palestra intitulada “O desafio do câncer de mama –mulheres que se cuidam são mais felizes”.

Durante o evento, Renata disse que o Outubro Rosa se trata de uma campanha de conscientização da sociedade, mas em especial das mulheres  sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

"É muito importante darmos apoio aos municípios para desenvolverem ações que promovam a prevenção de doenças, promoção da saúde e a recuperação física e mental", afirma a médica.

Santa Fé de Minas promoveu um “Dia da Beleza”, com entrega de brindes, coffee break e palestras para conscientizar a sociedade em geral, mas principalmente as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, trazendo informações sobre mitos e verdades acerca do tema.

Mariana Alves Machado Ribeiro, Coordenadora da Atenção à Saúde da GRS Pirapora, lembra que o Outubro Rosa é uma campanha de disseminação de informações e de conscientização da sociedade sobre medidas de prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, que vitimam mulheres todos os anos.

“As ações capilarizadas nos nossos municípios e serviços de saúde são fundamentais e potentes para mobilizar as pessoas no sentido de compreender a importância de se prevenir estas doenças e sobretudo, compreender como prevenir”, concluiu Mariana.

Dados sobre a doença

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mana é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. O Ministério da Saúde estima que em 2019 ocorreram 18.295 mortes pelo câncer de mama, sendo 18.068 mulheres e 227 homens.

O câncer de mama não é atribuído a um único fator risco, colaborando para o surgimento da doença comportamentos ambientais, tais como a obesidade, o sedentarismo e o consumo de bebida alcoólica. Ainda, fatores hereditários e genéticos, bem como relacionados à história reprodutiva e hormonal:

-Primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos;

-Não ter tido filhos;

-Primeira gravidez após os 30 anos;

-Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

-Ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado;

-Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por mais de cinco anos.

O Ministério da Saúde informa que o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente duro, irregular e indolor, mas outros sintomas podem aparecer: edemas na pele, semelhantes à casca de laranja;  alterações no mamilo, saída espontânea de líquido de um dos mamilos; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

Para investigação, além do exame clínico das mamas, também podem ser recomendados exames de imagem - mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética - que são ofertados pelo Sistema Único de Saúde e podem ser realizados no município polo-Pirapora.

Por Lillian Tararam