A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, por meio da Vigilância em Saúde e Epidemiológica realizou nos dias 25 e 26 de outubro o I Módulo do Curso de “Qualificação de Supervisores de Atividades Controle do Aedes aegypti”, direcionado para as referências técnicas de campo, coordenadores de campo ou supervisores de campo, com participação de representantes de todos os municípios de abrangência. 

No primeiro módulo do curso os supervisores receberam atualizações temáticas do programa de combate ao vetor da dengue, o mosquito Aedes. Estudos de caso,  noções de epidemiologia, o cenário das arboviroses, visitas dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), planos de assunto e apresentação de indicadores, estavam entre os temas abordados. 

O curso foi uma iniciativa desenvolvida pela equipe da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (CEVARB - nível central) em parceria com  a GRS-Pirapora  e teve como principal objetivo a melhoria da qualidade das respostas para o enfrentamento desse agravo.

 Ao final da qualificação, referências técnicas da GRS Pirapora, dos Municípios e da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses / Crédito: Gerência Regional de Saúde de Pirapora

Participantes confirmam a importância do curso

A coordenadora da vigilância em saúde, Diane Menezes, ponderou sobre a importância dessa multiplicação de saberes nesse período do ano. 

“Logo teremos o início da sazonalidade  da doença, que ocorre de dezembro a maio, momento marcado pelo aumento progressivo de focos do vetor e consequentemente casos confirmados. Certamente essa qualificação proporcionará maior eficiência na execução das ações.   Mobilizar esses parceiros, com essa temática, e ainda sobre a necessidade de estruturação dos Planos Municipais de Contingência desencadeará ações oportunas de contingenciamento”, informa Menezes. 

Já para a coordenadora da vigilância epidemiológica, Flávia Mota, a qualificação profissional é de extrema importância e permite aos servidores, que exercem a função de supervisor, sejam valorizados e desenvolvam habilidades e conhecimentos, contribuindo para o alinhamento dos processos de trabalho no território microrregional. Mota avalia que o 1º módulo do curso teve excelente aceitação dos supervisores que participaram de uma verdadeira imersão.

Destaques da capacitação 

Luciana Veloso, referência técnica das arboviroses urbanas, ao apresentar o cenário epidemiológico microrregional, destaca que é fundamental fazer uma análise da situação de saúde do território antes de iniciar qualquer ação. 

“Conhecer o cenário, fazendo comparações numa série histórica e correlacionando com acontecimentos e condicionantes locais torna a discussão palpável para os trabalhadores que lidam diretamente na vigilância e no controle do agravo”, ressalta a técnica. 

“Em 2022, seguindo uma tendência de epidemias cíclicas de dengue, durante o período sazonal ocorreram aglomerados de casos nos municípios de Buritizeiro, Pirapora e Santa Fé de Minas. Detectar precocemente o aumento no número de casos foi providencial para contenção de uma epidemia nesses locais”, completa Veloso.

Janice Souza, referência técnica de Febre Amarela, enfatizou a importância da realização de capacitações e da metodologia aplicada “a metodologia empregada na capacitação é muito inovadora, pois é voltada para o reconhecimento do profissional, seu conhecimento e experiências. A participação ativa fez o diferencial no aprendizado e a motivação para os próximos módulos que virão.”

Já Adailson Santos, referência técnica para as ações de campo para as arboviroses, alertou sobre a necessidade de valorização da força de trabalho dos agentes e supervisores que lidam constantemente com controle químico e mecânico dos focos. 

“É fundamental a aplicação dos incentivos financeiros para o fortalecimento das ações locais para o controle do Aedes, priorizando inclusive, a manutenção dos insumos necessários na rotina dos serviços, como por exemplo, a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para esses trabalhadores", finaliza Santos.

Por Gerência Regional de Saúde de Pirapora