A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove na próxima quinta-feira, 03/11, o webinário "Detecção precoce e tratamento do câncer Bucal: Desafios e Perspectivas". O evento, voltado para cirurgiões-dentistas que atuam no SUS-MG, faz parte da Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Bucal, instituída pela Lei n°13.230/2015. A transmissão é aberta e acontecerá de 13h às 17h, neste link.

O evento conta coma parceria do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais e abordará sobre ações que propiciam a prevenção do Câncer Bucal, como o Programa de Combate ao Tabagismo do SUS e experiências exitosas de Teleconsultoria de Universidades do nosso estado. As discussões contribuem para a redução no tempo de espera para a realização dos exames diagnósticos de neoplasias e o consequente tratamento, contribuindo também para divulgar os direitos estabelecidos por lei.

O câncer de boca é mais frequente em homens acima dos 40 anos, tabagistas e etilistas. Segundo os dados da Vigilância do Câncer do Estado de Minas Gerais, em 2021, foram registrados 817 óbitos em homens e 197 óbitos em mulheres relacionados ao Câncer de Lábio e Cavidade Oral no estado.

Segundo Jacqueline Silva Santos, coordenadora de Saúde Bucal da SES-MG, a adoção de medidas preventivas ao câncer de boca é extremamente importante, bem como a disseminação de informações junto à população. “Lesões bucais que não cicatrizem em até 15 dias é um sinal de risco e, diante desses casos, deve-se procurar a avalição de um profissional de saúde, em especial o cirurgião-dentista, uma vez que a possibilidade de cura é aumentada se o diagnóstico se der em fase inicial. O SUS-MG tem dentistas qualificados nas unidades de saúde para atender a população”, reforçou.

programacao

Por Jornalismo SES-MG