Supervisores e coordenadores de atividades de controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela, iniciaram nesta terça-feira, 25 de outubro, em Montes Claros, a participação no primeiro módulo do Curso de Qualificação de Profissionais de Saúde para o Controle das Arboviroses. A iniciativa está sendo conduzida pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, envolvendo inicialmente profissionais atuantes em municípios das microrregiões de Saúde de Montes Claros, Coração de Jesus, Francisco Sá e Bocaiúva. “O objetivo é qualificar o trabalho implementado pelos municípios, visando obter maior eficiência no controle e eliminação de focos do Aedes aegypti”, explica Valdemar Rodrigues dos Anjos, referência técnica de vigilância em saúde da SRS.

Foto: Pedro Ricardo

Até o final deste ano, a meta da Superintendência é investir na capacitação de supervisores e coordenadores dos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Até dezembro, a meta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é de que sejam capacitados, pelo menos, 50% dos profissionais atuantes em 853 municípios.

Valdemar Rodrigues entende que a realização do curso nesta época do ano é importante, em virtude do início do período das chuvas no Norte de Minas. “Até março ocorre o período de aumento da proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, das doenças transmitidas pelo mosquito. Com isso, por meio do curso de qualificação, temos a perspectiva de obtermos melhores respostas e mais eficiência dos municípios no controle do principal vetor de transmissão das arboviroses”, completa a referência técnica.

Na abertura do curso que está sendo ministrado no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques lembrou da importância do trabalho executado pelos municípios no controle do Aedes aegypti e, consequentemente, das arboviroses. “Nos últimos anos acabamos tendo aumento de notificações de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mesmo porque, os municípios estavam concentrando esforços para o controle da pandemia da covid-19. Agora, precisamos reforçar as ações de controle das arboviroses e, para isso, é de fundamental importância a iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde em investir na qualificação de supervisores e coordenadores que acompanham os trabalhos executados pelos agentes de controle de endemias”, frisou a superintendente.

O curso será ministrado em três módulos, cada um com 18 horas de aulas teóricas e práticas. Nesta terça-feira as referências técnicas da SRS Montes Claros, Valdemar Rodrigues, Cássia Nely Moraes, Ildenir Meireles e Jair Santos Gonçalves, falaram sobre a importância dos profissionais de saúde conhecerem o Aedes aegypti, visando orientar os trabalhos implementados pelos Agentes de Controle de Endemias (ACEs). Na sequência os profissionais debateram questões relativas às dificuldades das ações dos ACEs e possibilidades de soluções.

Nesta quarta e quinta-feira, a partir das 9 horas, o curso vai abordar indicadores em saúde; questões sobre epidemiologia básica de campo; monitoramento e avaliação de indicadores para o enfrentamento das arboviroses.

A próxima etapa do curso será ministrada no período de 7 a 11 de novembro, contemplando a participação de profissionais das microrregiões de Saúde de Salinas e Taiobeiras.

Por Pedro Ricardo