A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Itabira, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, realizou nos dias 19, 20 e 21 de outubro, o primeiro módulo do *Curso de Qualificação de Supervisores do Controle do Aedes aegypti”. O curso teve como público-alvo as referências técnicas de campo, coordenadores de campo e supervisores de campo dos 24 municípios que compõem as microrregiões de Saúde de Itabira, João Monlevade e Guanhães.

De acordo com Marcelo Barbosa Motta, coordenador de vigilância epidemiológica da SRS Itabira, foi realizado a oficina de multiplicação do primeiro módulo do curso de Qualificação de Supervisores de Campo para Arboviroses, abordando os temas epidemiologia básica e análise de dados de casos de arboviroses na região. “Este treinamento é um esforço conjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Regionais de Saúde para capacitar agentes no âmbito municipal, com a finalidade de manter as ações de combate às arboviroses urbanas, diante de possíveis perdas de RH (recursos humanos)”, disse o coordenador. O curso faz parte do Planejamento Regional Integrado (PRI), elaborado pelo Ministério da Saúde, pelo Conass e pelo Conasems.

Oficina do curso de qualificação de Supervisores - Foto: Flávio Augusto Ribeiro Samuel

Segundo Antônio Carlos Rodrigues, referência técnica em endemias da SRS Itabira, a oficina visou também aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares. “Nós focamos na qualificação dos supervisores municipais para que seja realizado um bom trabalho de prevenção das arboviroses no período pré-epidêmico”, ressaltou Antônio Carlos.

Ainda de acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Itabira, o evento faz parte do projeto de Qualificação de Supervisores de Atividades de Controle do Aedes para melhoria da qualidade de respostas para o enfrentamento das arboviroses urbanas (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) causadas por vírus transmitidos pelo mosquito.

Por Flávio A. R. Samuel