Entre os dias 18 a 21 de outubro, foi conduzido pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá o último ciclo de formação de tutores do Projeto Saúde em Rede, envolvendo 64 profissionais da Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial especializada, pertencentes aos 31 municípios da área de abrangência da GRS. O projeto é uma  iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que tem por objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas equipes de saúde ao cidadão. A formação dos tutores regionais da GRS Ubá contou com nove ciclos que envolveram abordagens teóricas e práticas, tendo por foco a qualificação de pessoas e processos.

Uma das atividades do projeto é realizar um diagnóstico inicial dos serviços prestados no município e, em seguida, disponibilizar novas tecnologias a serem utilizadas pelas equipes de saúde na qualificação desses serviços. “Como reflexo de dois anos de pandemia, estávamos com os serviços essenciais  desarticulados. O Saúde em Rede nos trouxe uma discussão muito necessária e muitas ferramentas organizacionais”, disse Agnes Antoniol, diretora de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Visconde do Rio Branco, formada como tutora municipal do Saúde em Rede. “Ressalto a atuação da equipe de enfermagem na sala de vacina, que agora tem um novo procedimento operacional padrão que vai otimizar o serviço e evitar perdas”, contou a diretora.

Em alguns momentos, o serviço em uma unidade de Saúde pode ser repetitivo, e é necessário uma reflexão sobre a importância de cada ação para manter a motivação. “A equipe da unidade laboratório relatou, ao longo das oficinas, o quanto foram esclarecedoras as reuniões mensais para melhorar a compreensão das metas e indicadores, bem como confeccionar o planejamento das nossas ações”, disse Nathany Ferreira, enfermeira da Unidade laboratório de Silveirânia, agora tutora municipal do Saúde em Rede. Um dos principais benefícios conquistados para a população foi a implantação do horário estendido. “A unidade funcionava de 07h às 16h, e agora tivemos apoio da gestão para ampliarmos até as 20h às terças-feiras, atendendo aos trabalhadores que não podem ir no horário comercial”, contou a enfermeira.

Este último ciclo de formação do Saúde em Rede contou com a participação de membros do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e das analistas regionais do projeto, Marcela Azevedo e Paloma Inocêncio. “Durante toda a execução, trabalhamos a linha do cuidado do pré-natal e parto, além das doenças crônicas e saúde bucal, todos temas de relevância para a Atenção Primária”, disse Paloma. segundo ela, os benefícios maiores serão sentidos pela população com a expansão para todas as unidades de Saúde, o que irá ocorrer em um prazo de 24 meses. Mas já é possível destacar melhorias significativas como no âmbito da Atenção Ambulatorial Especializada, onde a Policlínica Regional de Ubá confeccionou um instrumento de referência da gestante, contendo as informações necessárias que a Atenção Primária precisaria levantar para encaminhar a paciente de alto risco para consulta especializada, de forma mais segura. “Além disso, disponibilizaram um e-mail exclusivo para facilitar e formalizar os encaminhamentos, diminuindo perdas de documentos físicos. Tal instrumento está em processo de validação”, ressaltou Paloma.

Foto: Divulgação

A próxima etapa é expandir o conhecimento adquirido pelos tutores e aplicá-los nas unidades-laboratórios (uma em cada cidade), para todas as outras equipes de Saúde que compõem a rede municipal, fazendo com que as inovações gerem benefícios para a população.

O que é o projeto Saúde em Rede?

O Saúde em Rede é um Projeto Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e visa garantir o direito do cidadão ao acesso a serviços de saúde de qualidade. O projeto promove a qualificação das equipes de Atenção Primária (APS) e de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), visando melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados ao cidadão.

Por meio da Resolução SES/MG 7.784/2021, foram destinados R$ 2.932.798,00 para implantação do projeto nos 31 municípios da área de abrangência da GRS Ubá, que devem ser aplicados de maneira a reorganizar a forma de trabalho das equipes de saúde, melhorando a integração entre atenção primária, atenção especializada e hospitalar e, por fim, criando uma Rede de Atenção à Saúde.

Por Keila lima