A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para a campanha deste ano contra a pólio é de 95% de cobertura vacinal das crianças entre 1 e 4 anos 11 meses e 29 dias. No caso da multivacinação, a campanha é destinada a vacinar crianças e adolescentes com até 14 anos, que ainda não estão vacinados ou que estejam com esquemas vacinais incompletos.

Pais ou responsáveis devem procurar o serviço de referência para que a equipe da sala de vacina possa orientar sobre as doses que devem ser aplicadas. Somente por meio da vacina pode-se evitar que doenças imunopreviníveis possam ser reintroduzidas no país.

O balanço parcial da cobertura vacinal contra a poliomielite, divulgado no dia 10 de outubro de 2022, demonstra que apenas sete dos 32 municípios pertencentes à área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni atingiram a meta. O município de Serra dos Aimorés foi um deles, com 104,82% de cobertura vacinal contra a pólio. A farmacêutica e coordenadora de Vigilância em Saúde/Imunização do município, Thais Rocha Moreira, explicou que, para obter esse resultado, a Secretaria Municipal de Saúde investiu na capacitação e sensibilização de todos os trabalhadores da saúde envolvidos com a imunização. “Somente com o envolvimento desses profissionais, dando a devida importância e se comprometendo com a imunização, foi possível realizar a busca ativa das crianças com vacina em atraso”, declarou.

O município também ampliou e melhorou a estrutura física das salas de vacina, contratou vacinadores, adquiriu dois veículos exclusivos para a imunização e realizou a vacinação das crianças nas escolas e casa a casa, na zona rural.

Equipe de vacinação em crianças da zona rural do município de Serra dos Aimorés - Foto: Thais Rocha Moreira

Incentivos do Governo de Minas fortalecem ações de imunização na região

Em 2019, o Governo de Minas Gerais autorizou, por meio da Resolução SES/MG nº 6.985, um repasse financeiro de R$10.014.717,38 para os 32 municípios pertencentes à área de abrangência da SRS Teófilo Otoni, distribuídos conforme a meta da cobertura vacinal estabelecida para cada município.

Em 2020, por meio da Resolução SES/MG Nº 7.153, foi autorizado um repasse de R$ 8.680.798,53 para a região e, em 2021, por meio da Resolução SES/MG N° 7.734, foram repassados R$1.821.170,05 - equivalente a 70% do valor global - aos municípios sob jurisdição da SRS Teófilo Otoni que aderiram ao VigiMinas - Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde. Este programa visa fortalecer o planejamento, a gestão e a execução das ações de Vigilância em Saúde desenvolvidas pelo Estado e municípios, entre elas as ações de imunização.

Parceria com a UFMG

Além dos incentivos financeiros, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criou o projeto “Estratégias para o Aumento de Coberturas Vacinais nas Crianças Menores de 2 anos no Estado de Minas Gerais: Uma Pesquisa-Ação”. O projeto propõe aos municípios a elaboração de um plano de ação de melhoria dos indicadores vacinais no estado, que seja exequível e de acordo com a realidade de cada território.

A SRS de Teófilo Otoni iniciará as atividades propostas pelo projeto por meio de uma oficina que será realizada, nos dias 24 e 25 de outubro de 2022, com a participação de representantes da SES-MG, da UFMG e de profissionais da Atenção Primária, Imunização e Vigilância em Saúde dos municípios, para a construção desse plano.

Por Déborah Ramos Goecking