Com o objetivo de sensibilizar e capacitar os coordenadores de Atenção Primária, juntamente com os coordenadores de Epidemiologia quanto ao manejo da sífilis desde sua detecção até seu monitoramento, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia 1º de setembro, um encontro de capacitação sobre a doença. Conceito, Transmissão, Classificação, Tratamento e Monitoramento da sífilis foram alguns dos temas abordados.

Foto: SRS Pouso Alegre

 “Esperamos que a capacitação possa trazer aos profissionais maior segurança no atendimento de um caso de sífilis, bem como conscientizá-los quanto às formas corretas de notificação de casos, seguimento e monitoramento, além de incentivá-los na busca da autonomia da Atenção Primária à Saúde para a aplicação e prescrição da penicilina benzatina”, destacou a  especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS), referência técnica (RT) em Atenção Primária da SRS Pouso Alegre, Jéssica de Fátima Martins.

A OMS estimou que, em 2012, a ocorrência de sífilis causou 350 mil desfechos gestacionais adversos, incluindo 143 mil mortes fetais e natimortos, 62 mil óbitos neonatais, 44 mil neonatos prematuros ou com baixo peso ao nascer, e 102 mil crianças com sífilis congênita. No Brasil, nos últimos cinco anos, observou-se um aumento constante no número de casos de sífilis em gestantes, sífilis congênita e sífilis adquirida. Esse aumento pode ser atribuído, em parte, à elevação nos números de testagem, decorrente da disseminação dos testes rápidos, mas também à diminuição do uso de preservativos, à redução na administração da penicilina na Atenção Básica e ao desabastecimento mundial de penicilina, entre outros.

O Encontro foi ministrado e organizado por Jéssica de Fátima Martins, pela RT do Programa de  Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/Aids e do Laboratório Macrorregional da SRS Pouso Alegre, Karla Cristina Lopes, pela RT em Vigilância do Óbito, Infecções Congênitas, Influenza, Covid-19, Animais Peçonhentos , Flávia Moreira Alves Silva e Participação como experiência exitosa de Lucimara Siqueira Costa Papi, referência em Saúde da Mulher e Coordenadora Materno infantil do município de Poços de Caldas. O encontro contou também com a presença dos Coordenadores de Atenção Primária e Coordenadores de epidemiologia dos 53 municípios da área de abrangência da SRS Pouso Alegre.

 

Conteúdo produzido durante a campanha eleitoral e publicado após o período de vedação legal de divulgação

Por Otávio Coutinho