A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou, na sexta-feira dia 22 de julho, reunião sobre o Plano de Enfrentamento à Sífilis. O intuito do encontro foi apresentar o objetivo, método, indicadores e ações do referido plano a serem desenvolvidas para o 2º quadrimestre de 2022, bem como sensibilizar os profissionais quanto a importância no desenvolvimento das ações relacionadas à doença.

Foto: Otávio Coutinho

Durante o encontro, além do plano, amplamente detalhado e debatido pelos gestores, foram objetos de discussão o panorama dos casos de sífilis em Minas Gerais e nos municípios que compõem a SRS Pouso Alegre, a importância de se fazer um rastreamento prévio e tratamento em tempo oportuno para os casos confirmados, legislações e protocolos vigentes.

A Referência Técnica (RT) em Saúde da Mulher da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Pouso Alegre, Jéssica de Fátima Martins, reforçou a importância do encontro. “Essa iniciativa tem muito a contribuir com todos os profissionais envolvidos, pois evidencia como os serviços de saúde precisam trabalhar a temática nos atendimentos, principalmente nas gestantes, quando detectado ainda no primeiro trimestre de gestação, para se prevenir a ocorrência de Sífilis Congênita”, disse a referência. “Além disso, as ações que trazem o plano de enfrentamento à Sífilis estimulam os profissionais a sempre manterem-se atualizados e disseminar essas informações à população, como por exemplo na realização da ‘Campanha no Terceiro Sábado do mês de Outubro’, que é o Dia Nacional de Enfrentamento à Sífilis, instituído pela Lei Federal 13.430/2017, que tem como objetivo ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento adequados da sífilis, especialmente na gestante, durante o pré-natal”, concluiu Jéssica.

O Encontro foi organizado e ministrado por Jéssica de Fátima Martins, pela RT do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e coordenadora do Laboratório Macrorregional de Pouso Alegre, Karla Cristina Lopes, e pela RT de Vigilância do Óbito, Infecções Congênitas, Influenza, Covid-19, Animais Peçonhentos, Flávia Moreira Alves Silva e contou com a presença dos coordenadores de Atenção Primária e  de epidemiologia dos municípios da área de abrangência da SRS.

Conteúdo produzido durante a campanha eleitoral e publicado após o período de vedação legal de divulgação.

Por Otávio Coutinho