A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu nesta segunda-feira, 20, o repasse de nova remessa de vacinas contra covid-19, gripe influenza e do sarampo para 54 municípios que integram a sua área de atuação. A nova remessa compreende vacinas entregues às secretarias municipais de saúde a partir do dia 13 deste mês, totalizando 50.270 doses de imunizantes contra a gripe; 33.480 doses de vacinas contra a covid-19 e 8.150 doses de vacinas triviral (sarampo, caxumba e rubéola).

Pelo fato de atender demandas da maior cidade do Norte de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros recebeu o maior repasse de vacinas, sendo 21.600 doses de imunizantes contra a covid-19; 17.900 doses contra a gripe e 3 mil doses de vacinas triviral.

Créditos: Pedro Ricardo

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem previsão de ser encerrada na próxima sexta-feira, 24. Neste momento a prioridade é vacinar idosos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas que possuem comorbidades; deficientes físicos permanentes; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A meta dos serviços de saúde é obter cobertura vacinal de 90% do público prioritário que, em Minas Gerais, é estimado em mais de 8,2 milhões de pessoas.

A campanha de vacinação contra o sarampo também termina na sexta-feira, 24, contemplando crianças menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. A meta dos serviços de saúde é vacinar 95% do público definido pelo Ministério da Saúde que, em Minas Gerais, é calculado em 1,7 milhão de crianças e profissionais de saúde.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, reforça que “para esses últimos dias das campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo está mantida a recomendação dos municípios fazerem a busca ativa dos públicos prioritários, visando o aumento das coberturas vacinais”.

Covid-19

Para a continuidade da campanha de vacinação contra a covid-19, a Superintendência Regional de Saúde entregou aos municípios 13.050 doses de imunizantes da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo; 12.480 doses de vacinas da Astrazeneca/Universidade de Oxford; 6.630 doses da Pfizer/BioNtech e 1.220 da Janssen.

De acordo com nota técnica divulgada dia 4 deste mês pelo Ministério da Saúde, pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde, de todas as idades, podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde vale para quem já tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.

As novas orientações do Ministério da Saúde consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa-etária e para os trabalhadores dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Agna Menezes lembra que dia 1º de junho a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) repassou às secretarias municipais de saúde orientações para aplicação da terceira dose de vacina contra a covid em 1,7 milhão de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, a terceira dose deve ser administrada somente quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário.

“Os adolescentes devem ser imunizados, preferencialmente, com a vacina da Pfizer, independente do imunizante aplicado nas duas primeiras doses. Se houver disponibilidade no município, a Coronavac também poderá ser utilizada”, explica a coordenadora.

Por Pedro Ricardo