Considerado essencial para a detecção do câncer de mama de maneira precoce e, com isso, aumentando a possibilidade de cura de pacientes, unidades de saúde de Bocaiúva e Francisco Sá vão receber mais de R$ 2,3 milhões para a compra de aparelhos de mamografia digitais. Com o objetivo de fortalecer os serviços de atenção especializada em saúde, a Resolução 8.192 publicada dia 9 de junho pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) prevê o repasse de R$ 23,5 milhões a 67 municípios para a compra de mamógrafos, aparelhos radiográficos para a realização de exames extraoral, ultrassom e sistemas de vídeo-endoscopia.

Para sete municípios do Norte de Minas está previsto o repasse de recursos superiores a R$ 3,3 milhões. Além de Bocaiúva e Francisco Sá que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e que receberão, cada um, R$ 1.197.000 para a compra de mamógrafos, os municípios de Mirabela e Monte Azul serão contemplados com o repasse de R$ 146.100  para a aquisição de aparelhos de ultrassom.

Na área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária  o município de São Francisco receberá R$ 364.200 para a compra de sistema de vídeo endoscopia. Já o município de São Romão receberá R$ 146.100 para a compra de ultrassom. O mesmo investimento será realizado em Pirapora.

Créditos: Gil Leonardi / Imprensa MG

No dia 6 de junho deste ano, por meio das resoluções 8.182 e 8.183, a SES-MG disponibilizou R$ 9,3 milhões a 32 municípios que integram a macrorregião de saúde do Norte de Minas, destinados à compra de ambulâncias e equipamentos para serviços de atenção especializada em saúde.

Para que o repasse dos recursos seja formalizado para os fundos municipais de saúde, os gestores deverão comprovar a instituição e o funcionamento do Fundo e do Conselho Municipal de Saúde de cada localidade. Além disso, deverão atestar a elaboração dos planos municipais de saúde. O prazo para a realização dos investimentos será de 36 meses.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que o fortalecimento dos serviços de atenção especializada se constitui em importante iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais na oferta de novas possibilidades de atendimento de demandas da população em cidades polo de regiões de saúde.

“Com novos equipamentos, os serviços terão condições de diagnosticar de forma precoce diversos problemas de saúde e, com isso, viabilizar com maior rapidez o encaminhamento de pacientes para tratamentos de média e alta complexidade, ampliando com isso as possibilidades de cura”, observa a superintendente.

Por Pedro Ricardo