Trinta e dois municípios que integram a macrorregião de saúde do Norte de Minas serão contemplados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) com o repasse de recursos superiores a R$ 9,3 milhões destinados ao fortalecimento de serviços de atenção especializada em saúde e aquisição de ambulâncias. Os recursos deverão ser utilizados num prazo de 36 meses e estão previstos nas resoluções 8.182 e 8.183 publicadas dia 6 de junho.

Para a compra de ambulâncias modelo furgão a SES-MG está disponibilizando mais de R$ 42,2 milhões para 149 municípios de todas as regiões do Estado. Para o Norte de Minas o investimento previsto será superior a R$ 6,5 milhões.

Créditos: Divulgação SES

Com o repasse de R$ 283,8 mil para cada município, na área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros serão contempladas 16 localidades: Berizal, Capitão Enéas, Catuti, Espinosa, Fruta de Leite, Gameleiras, Grão Mogol, Matias Cardoso, Mato Verde, Mirabela, Novorizonte, Padre Carvalho, Riacho dos Machados, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Rubelita.

Na área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, receberão recursos os municípios de Campo Azul, Icaraí de Minas, Luislândia e Varzelândia. Já na área de jurisdição da GRS de Pirapora serão contemplados Buritizeiro, Lassance e Pirapora.
Para o recebimento dos recursos, os municípios devem comprovar a instituição e o funcionamento do Fundo e do Conselho Municipal de Saúde e a elaboração dos planos municipais de saúde.

Equipamentos
Para a compra de aparelhos de ultrassom, sistema de vídeo endoscopia e mamógrafo digital a Resolução 8.183 da SES-MG prevê o repasse de 30,5 milhões para os fundos de saúde de 99 municípios.

Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros está previsto o repasse de R$ 1,8 milhão dividido da seguinte forma: Grão Mogol (R$ 374 mil); Jaíba e Rio Pardo de Minas (R$ 292,3 mil para cada localidade); Bocaiúva, Coração de Jesus, Espinosa, Janaúba, Porteirinha e Taiobeiras (R$ 146,1 mil para cada município).

Na área de jurisdição da GRS de Januária o município de São João da Ponte receberá aporte de R$ 292,3 mil e Januária R$ 146,1 mil. Outros R$ 364,2 mil serão repassados ao município de Pirapora e Buritizeiro receberá R$ 146,1 mil.

O coordenador de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira avalia que “o investimento da SES-MG nos serviços de atenção especializada em saúde irá possibilitar aos municípios polo de microrregião ampliar a oferta de serviços à população. Por outro lado, o fortalecimento e ampliação da rede de transporte em saúde irá proporcionar maior agilidade aos municípios na transferência de pacientes para unidades de saúde que realizam procedimentos de maior complexidade”.

Por Pedro Ricardo