Na última terça-feira, 7 de junho, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da coordenação de Vigilância em Saúde, promoveu a primeira oficina do Projeto de Integração das Ações de Vigilância em Saúde para Agricultura Familiar (PRO AGRI SAÚDE). O projeto, instituído pela Resolução SES/MG Nº 7.800, de 21 de outubro de 2021, tem como objetivo fortalecer as ações estratégicas de vigilância em saúde e de desenvolvimento regional integral e sustentável dos agricultores familiares de municípios beneficiados. O encontro foi realizado no auditório da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina.

Além da participação da superintendente da regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz e equipe, o evento contou com a presença e apoio de representantes do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entre eles o superintendente da Vigilância Sanitária, Filipe Curzio Laguardia; a superintendente de Vigilância Epidemiológica,Elice Eliane Nobre Ribeiro; a diretora de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental, Ângela Ferreira Vieira; a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis, Marcela Lencine Ferraz e da diretora de Vigilância de Condições Crônicas, Ana Paula Mendes Carvalho.

Forte adesão dos municípios que integram a SRS Diamantina - Foto: Ricardo Maciel

Cerca de 120 profissionais da saúde, vindos de 33 dos 34 municípios que compõem a SRS Diamantina, participaram da oficina. Na ocasião, os técnicos da SRS Diamantina apresentaram os objetivos, diretrizes e metas do projeto, bem como questões relacionadas à vigilância sanitária, saúde do trabalhador, monitoramento de vacinação, investigação epidemiológica e vigilância de ambientes.

Para o desenvolvimento das ações previstas no PRO AGRI SAÚDE, cada um dos 34 municípios recebeu R$ 160 mil, um total de R$ 5,44 milhões em investimentos na região, recursos que vão reforçar e fortalecer a promoção à saúde no âmbito da agricultura familiar, além de garantir mais qualidade e segurança para o consumo dos alimentos produzidos e consumidos nas escolas e pelas famílias. “Temos o terreno fértil e o Projeto, agora precisamos da força de todos, em especial das equipes das vigilâncias dos municípios para fazer dar certo. E dará, porque o projeto é muito bom e os municípios demonstraram isso hoje com uma forte adesão à oficina. A equipe técnica da regional estará à disposição no que for necessário”, destacou Cleya.

Para o superintendente da Vigilância Sanitária, Filipe Curzio Laguardia, a primeira oficina cumpriu seu objetivo. “A reunião superou as nossas expectativas. Tivemos a presença de quase todos os municípios e mais de 110 participantes. Conseguimos debater todas as áreas e todos os eixos da vigilância em saúde contemplados no programa. Foi muito bom”, salientou Felipe.

“O PRO AGRI é um projeto que nos encanta. Estamos muito animados porque entendemos que ele vai fazer grande diferença na vida das pessoas deste território, bem como de toda a população mineira”, disse a superintendente de Vigilância Epidemiológica,Elice Eliane Nobre Ribeiro.

177 cidades serão beneficiadas com o PRO AGRI SAÚDE no Estado

Seis unidades regionais de Saúde da SES-MG (Diamantina, Januária, Montes Claros, Pedra Azul, Pirapora e Teófilo Otoni) participarão do projeto. Para as 177 cidades selecionadas para desenvolver as ações do PRO AGRI SAÚDE, foram destinados R$28,3 milhões. Os municípios beneficiados estão localizados nas regiões Norte, Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Por Ricardo Maciel