O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Teófilo Otoni realizou, no dia 30 de maio, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o primeiro seminário sobre “Gestação de Alto Risco - Manejo das morbidades mais prevalentes na gestação”. O evento foi direcionado a médicos e enfermeiros da Atenção Primária dos municípios pertencentes à área e abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni.

A gerente do CEAE, Jakeline Santos Assis Salim, explicou que o seminário é fruto de uma ação proposta pelo Projeto Saúde em Rede da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG), com objetivo de reforçar a importância da assistência compartilhada dentro da Rede de Atenção à Saúde (atenção primária, secundária e terciária) para melhor atender às gestantes de alto risco e reduzir as taxas de mortalidade dessas pacientes. “A reflexão que queremos deixar aqui hoje é: o que podemos fazer para melhorar esses indicadores e reduzir a mortalidade em nossa região?”, declarou.

06-06-22-SRSTeofiloOtoniCEAE

Segundo Jakeline, o Brasil, nos últimos 30 anos, reduziu os índices de mortalidade materna infantil. Contudo, as regiões Norte e Nordeste apresentam ainda elevadas taxas. Em Minas Gerais, a região nordeste também entra nesta lista com os piores índices no estado.

Para o superintendente regional de saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Seixas, esse tipo de capacitação de manejo trará benefícios diretos aos municípios da região. “Nós temos uma preocupação muito grande sobre esse tema. Segundo o relatório da Organização Pan-Americana da Saúde, as altas taxas de mortalidade na gestação são muito prevalentes em regiões de grande zona rural e de população mais carente, o que corrobora e reforça a realidade da nossa região que tem esse perfil epidemiológico e social”, pontua.

A programação do evento foi estruturada para possibilitar um amplo conhecimento sobre as doenças mais prevalentes na gestação como a diabetes mellitus, sífilis, toxoplasmose e doença hipertensiva específica da gravidez. A médica pediatra e infectologista pediátrica do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG, Glaucia Manzan Queiroz de Andrade, foi uma das palestrantes, participou por via remota e falou sobre a toxoplasmose (doença, diagnóstico e tratamento).

Segundo ela, a toxoplasmose é uma infecção frequente em Minas Gerais e, quando ocorre na gestação, pode levar à toxoplasmose congênita, com comprometimento da visão e do desenvolvimento da criança. “A melhor forma de controlar essa doença é pela prevenção, diagnóstico e tratamento precoces da gestante e do bebê. Para isso, faz-se a triagem da toxoplasmose durante o pré-natal e logo após o nascimento da criança. Assim, pode-se reduzir o número de casos da doença ou diminuir os danos para a criança”, explica.

Centro Estadual de Atenção Especializada de Teófilo Otoni

O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) oferta serviços de saúde ambulatoriais especializados para os 32 municípios da SRS Teófilo Otoni, organizados de acordo com as linhas de cuidados Materno-Infantil, Saúde da Mulher com ênfase na propedêutica do câncer de colo de útero e mama, Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.

Os usuários devem ser avaliados na atenção primária e se enquadrar nos critérios de encaminhamento definidos pela Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG). Obrigatoriamente todos os usuários encaminhados para os CEAE’s deverão apresentar a Guia de Referência da Atenção Primária, contendo a identificação do usuário, indicação da especialidade a ser encaminhada, o motivo do encaminhamento, descrição da história clínica, cópia dos exames e informações dos tratamentos.

Por Déborah Ramos Goecking