A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora realizou nesta semana uma visita técnica à sede do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio São Francisco (CIMMESF). O objetivo da reunião foi promover a articulação microrregional com uma escuta ativa da Secretaria Executiva do Consórcio, além de fomentar propostas que visem a aproximação entre Estado, por meio da GRS, e o Consórcio.

Durante a visita, a gerente regional de Saúde de Pirapora, Renata Diniz Tavares, falou sobre a importância dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) em Minas Gerais e sobre manter a articulação entre a GRS e o CIMMESF. “Os consórcios consistem em instrumentos valiosos de cooperação entre os municípios, que visam interesses comuns em determinada região, e facilita o atendimento às questões de saúde públicapor meio de esforços de cada município, bem como Estado e União”, disse a gerente.

Técnicos da Regional e do Consórcio na entrada da sede administrativa do CIMMESF - Foto: Fábio Muniz

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Muniz da Silva, falou sobre a ascensão do CIMMESF na microrregião de Saúde de Pirapora e da organização dos processos de trabalho desde que assumiu o comando em 2015. “A nossa preocupação tem sido realizar ações que ampliem e aperfeiçoem os serviços assistenciais ofertados à população pelo consórcio para o fortalecimento da região de saúde, o fortalecimento da assistência e da potencialização das redes de atenção à saúde, além de realizar a alimentação dos sistemas de dados e informações do SUS prestando informações, monitorando e avaliando os resultados”, disse Fábio.

Presentes à reunião, também estiveram as coordenadoras de Regulação, da Atenção à Saúde e da Assessoria de Governança Regional (AGR), Fernanda Rabelo, Josiane Magalhães e Lillian Morais S. Tararam, respectivamente; e as técnicas da GRS, Elisangela Ribeiro Barros e Adriana Katia Emiliano Souza; Além de Jakeline Magalhães, pelo CIMMESF. Fernanda Rabelo, em sua fala, ponderou que as boas práticas relacionadas aos registros de informações precisam ser fortalecidas no âmbito do Consórcio e destacou que estão articulando uma capacitação pela GRS para os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e do Consórcio. “Em 2017, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG no 2.513, foi pactuado com os municípios, a Resolução SES/MG no 5.819, que passou a estabelecer a metodologia de alimentação da produção no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), por isso a importância dessa capacitação, para que toda produção do CIMMESF seja inserida corretamente nos sistemas de informações do SUS.” Destacou a coordenadora.

Lillian Morais S. Tararam, falou sobre o importante papel que os consórcios de saúde exercem junto ao Sistema Único de Saúde e esclareceu que a Assessoria de Governança Regional da GRS, será a responsável por realizar a articulação entre o consórcio e o Estado de Minas Gerais. “A AGR possui o papel de articular internamente com as coordenações da GRS e do Consórcio na busca de resoluções de problemas, como também promovendo a comunicação do Consórcio e a Diretoria de Articulação de Consórcios Interfederativos (DACI), setor integrante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)”.  Finalizando, a Coordenadora solicitou aos representantes do consórcio que levassem ao conhecimento da AGR os eventuais problemas existentes e dificuldades, a fim de buscarem soluções e melhorias constantes no processo de trabalho e na parceria entre o consórcio e o Estado.

Por Adriana Katia Emiliano Souza