“Não deixe sua vida virar fumaça”, “Liberte-se desse vício e viva melhor”, “Escolha a saúde e não o tabaco”, “NÃO é a nossa resposta quando o assunto é cigarro”. Estas foram algumas frases usadas pelos 18 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia para conscientizar a população sobre o uso do cigarro, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado na última terça-feira, 31 de maio.

Todos os 18 municípios da região de Uberlândia fazem parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e possuem profissionais treinados para o acolhimento, avaliação e tratamento, que é ofertado preferencialmente nas Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, 137 estabelecimentos de saúde públicos estão cadastrados para atender os fumantes. Veja aqui a relação de onde os pacientes são atendidos.

José Domingos Prado Silva, referência técnica em promoção à saúde da SRS Uberlândia, destaca que os municípios programam o acompanhamento do paciente, ações de educação em saúde com a população em geral, grupos de tabagismo, e organizam os pedidos e fornecimento dos medicamentos, que são os adesivos de nicotina, cloridrato de bupropiona, goma de mascar e pastilha - todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “As equipes trabalham na busca ativa para sensibilizar os fumantes para o tratamento, fazem o acolhimento, monitoram e avaliam de perto o engajamento dos pacientes para que eles abandonem de vez o vício”, disse Silva.

Em Iraí de Minas, a coordenadora do grupo de tabagismo, Camila Gisele de Pina, comenta que há homens e mulheres, o trabalho é multidisciplinar e eles estão utilizando aplicativo de mensagens para estimular os participantes a pararem de fumar. “Antes, um dos grupos era predominantemente de mulheres, hoje temos mais homens. Além de mim, que sou psicóloga, as abordagens também ocorrem pelo médico e enfermeira. Pelo Whatsapp, os pacientes podem tirar dúvidas com a equipe técnica”.

Manifestação contra o tabaco no município de Araporã - Foto: Divulgação

Ações de mobilização social voltadas para o tabagismo

Trabalhar a temática do tabagismo junto aos adolescentes, pacientes da sala de espera das unidades de saúde e grupos (gestantes, saúde bucal e saúde do trabalhador rural) além de blitz educativa, foram algumas das ações desenvolvidas no mês de maio pelos municípios da região de Uberlândia.

Araporã mobilizou os estudantes para uma passeata pelas ruas da cidade. Nova Ponte, Araguari e Iraí de Minas promoveram palestras nas escolas. Araguari, Indianópolis, Monte Carmelo, Uberlândia e Romaria abordaram a temática em sala de espera e grupos da saúde. Indianópolis contou com a participação da fonoaudióloga para informar os malefícios para as cordas vocais e Coromandel intensificou a divulgação de informações sobre os danos causados na saúde bucal.

Acesse aqui as fotos das ações municipais.

Tendência é de redução do número de fumantes

O Brasil dos anos 60 tinha entre 30 e 35% de fumantes. Hoje temos ao redor de 10% da população fumante, segundo informações do médico patologista Paulo Saldiva. O tabaco apresenta riscos para fumantes ativos, fumantes passivos e para o meio ambiente.  Acredita-se que o tabaco ainda será um problema por muito tempo, já que a indústria procura lançar novas estratégias, como é o caso dos cigarros eletrônicos. No entanto, é necessário que haja políticas eficientes para inibir o uso do tabaco, uma vez que oito milhões de pessoas morrem por ano no mundo por conta do cigarro, é o que aponta o relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado recentemente.

Para saber mais, acesse www.saude.mg.gov.br/tabagismo

Por Lilian Cunha