Os municípios da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina realizaram, durante o mês de maio, várias ações de prevenção e combate às endemias nas escolas.  Com o objetivo de conscientizar toda a família sobre a importância de combater o mosquito da dengue nas suas residências, as equipes de mobilização municipais procuraram empoderar as crianças, transformando-as em agentes propagadores de  boas iniciativas.

Nos municípios de  Argirita, Dona Euzébia, Estrela Dalva e Palma, as ações foram voltadas para crianças de 6 a 11 anos. Os agentes de combate a endemias conversaram com os alunos , de forma mais didática, sobre os modos de prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya, bem como sobre o que fazer para não deixar o mosquito proliferar.

Foto: Karine de Melo Machado

Em Pirapetinga, as palestras, ministradas pela equipe de endemias em parceria com as equipes do Saúde da Família, foram para alunos do 7º ano, sendo abordados também os temas de prevenção e locais de criadouro do mosquito Aedes Aegypti e  entregues panfletos explicativos aos alunos.

Na cidade pólo da microregião Leopoldina, o educador em saúde do município foi entrevistado pelos alunos O tema foi Dengue e as perguntas foram para embasar um trabalho que será repassado, posteriormente, aos seus colegas, durante a feira de ciências da escola.

Cataguases mobilizou com palestras na Escola Técnica Joana D’Arc, atingindo um público de adolescentes e jovens.  Já em Volta Grande a mobilização se destinou para crianças de 3 a 7 anos de idade. A gerente Regional de Saúde de Leopoldina, Aline Costa Rezende, reforça que a mobilização no combate às arboviroses e seus vetores tem se intensificado. “A GRS Leopoldina, por meio do setor de mobilização e da coordenação vigilância epidemiológica, tem insistido na sensibilização das equipes municipais para o cumprimento deste objetivo estratégico”, explica a gerente.

Em Além Paraíba, o tema foi trabalhado em 8 escolas, além das palestras e atividades mais lúdicas - para melhor entendimento sobre o assunto, principalmente com os menores.  A equipe de mobilização ensaiou e cantou junto com as crianças o tema da campanha, “Dengue Tchau”, tornando o momento de aprendizagem mais divertido.  Além disso, a atividade contou com a participação do “mascote” da equipe, o próprio mosquito, que também encantou os pequenos.

Para a agente de endemias Karine de Melo Machado, responsável pela mobilização social do combate à dengue na cidade de Além Paraíba, “está sendo uma experiência maravilhosa, pois temos visto como são importantes essas ações, especialmente quando tiramos dúvidas dos alunos e eles interagem.   Mostramos vídeos educativos,  as larvas do Aedes Aegypti,  alertamos sobre o perigo de deixar água parada, sobre a importância de receber os agentes e ainda esclarecemos sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.   E já podemos constatar o resultado positivo, ao saber pelos moradores que as crianças chegam em casa contando tudo que aprenderam aos pais”.

Por Oberdan Moreira