Visando mobilizar a população com medidas de prevenção e combate à dengue e demais arboviroses, de acordo com a Campanha “Dengue, Tchau” da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), durante esse mês de maio, municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena vem promovendo diversas ações nesse período sazonal em que ocorre maior prevalência das doenças relacionadas.

Segundo alerta a campanha da SES-MG, o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya foi identificado em 97,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais. Por isso, é importante cada um cuidar de seu espaço e prevenir, visto que é uma responsabilidade de todos.

Os municípios de Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Catas Altas da Noruega, Cristiano Otoni, Conselheiro Lafaiete, Ibertioga e Jeceaba promoveram, entre suas ações no mês de maio, palestras e atividades educativas em escolas, visitas a possíveis locais endêmicos e áreas de domicílio, blitz educativa, busca ativa por possíveis focos nos locais, coleta seletiva de pneus, publicações em rede sociais e sites locais de notícias sobre o tema dengue e demais arboviroses, e ações integradas com equipes da Estratégia de Saúde da Família e Zoonoses.

Divulgação: Município de Alfredo Vasconcelos

Tais ações vão ao encontro das diretrizes das políticas do estado de Mobilização Social e de Vigilância Ambiental e Controle da dengue, cujo objetivo é proporcionar aos territórios sanitários do Estado de Minas Gerais condições para o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, visando a identificação das medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde, em especial os relacionados à dengue.

Sobre a importância de que, mesmo iniciando o período mais frio, ainda se mantenham as ações de prevenção ao Aedes, o Coordenador de Vigilância Epidemiológica da SRS Barbacena, Márcio Heitor Stelmo faz o alerta: “Mesmo no final de maio e com a chegada do frio, ainda estamos vendo um elevado número de casos de dengue. Essa situação merece atenção de todos, tanto pela necessidade das ações de prevenção e controle onde estão acontecendo e quanto pelas ações de prevenção para que continuemos não tendo casos nesses municípios”, explica.

Por Priscila Rezende