Dos 50 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, até o momento 5 apresentaram um aumento significativo do número de casos prováveis de dengue no ano de 2022. Neste cenário de alta transmissão, atividades de rotina têm dividido espaço com ações direcionadas ao controle da transmissão da doença.

Além do apoio técnico por meio de reuniões direcionadas, a SRS Varginha vem realizando acompanhamento em atividades de Vigilância e Assistência. Uma das iniciativas tomadas foi a análise, por meio do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses, da necessidade de aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume) veicular. Baependi, Campanha, Nepomuceno e São Thomé das Letras foram municípios selecionados, dentro dos critérios epidemiológicos, para serem visitados pelo veículo que faz a aspersão de inseticida a ultra baixo volume. O carro - conduzido por supervisor de campo da Regional de Saúde - permaneceu nestes municípios enquanto realizava de 5 a 7 ciclos de aplicação.

Ação no município de Campanha - Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Sobre o apoio técnico a estes municípios, a bióloga e referência técnica em Arboviroses da SRS Varginha, Divina Roselaine da Silva, relata que “são tratadas ações referentes à Vigilância Epidemiológica, como notificações e investigações de casos, vigilância laboratorial, coleta de amostras para identificação de sorotipos circulantes, controle vetorial, remoção e eliminação de criadouros, além de assistência à saúde do paciente”.

Mobilização Social

A mobilização social, apesar de representar um trabalho prévio de conscientização para que a situação seja prevenida, tem também papel importante nos momentos em que a transmissão está instalada. Campanha, município que entrou em alta transmissão em maio, realizou diversas ações de mobilização ao longo do mês para reforçar o alerta com a população. Blitz educativa, colagem de cartazes, palestras em escolas sobre as Arboviroses são algumas delas, e contaram com o apoio de parceiros como Polícia Militar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em Nepomuceno, outro município que entrou em alta transmissão no mês de maio, as ações vêm ocorrendo desde o início do ano, quando foi implantado o Comitê Municipal de Arboviroses, mas se intensificaram em abril, quando o município estava em média transmissão. Reuniões para ajustes e reforço na divulgação - via redes sociais - das medidas de controle foram ações realizadas pela equipe municipal. “Com a alta transmissão instalada na cidade, as ações foram reforçadas e a população ficou mais participativa, à sua maneira, tentando contribuir com a Vigilância em Saúde. Iniciamos as ações nas escolas para que as crianças nos ajudem dentro das suas casas, afinal, a luta é de todos”, pontuou Andressa Murari Gouveia, Coordenadora de Vigilância em Saúde do município.

Palestra em escola no município de Nepomuceno - Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Por Tânia Corrêa