De acordo com boletim epidemiológico das arboviroses urbanas, publicado em 24 de maio de 2022 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni registrou 739 casos suspeitos de dengue na semana epidemiológica nº 20/2022.

“Estamos no final do período sazonal das arboviroses, em que há naturalmente uma diminuição de casos da doença devido à queda nas temperaturas que desfavorece a proliferação do vetor aedes. Contudo, analisando o cenário epidemiológico, não só em nossa região, mas também em todo estado de Minas Gerais, temos percebido um aumento de notificações de casos suspeitos de dengue em alguns municípios”, pontua a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Teófilo Otoni, Poliana Marçal. 

Equipe em campo - Foto: SRS de Teófilo Otoni

A SRS Teófilo Otoni realiza constantemente supervisão nos locais com alta incidência de casos de dengue para avaliar a efetividade do controle do vetor. “É imprescindível que os municípios intensifiquem também essas ações de controle e realizem busca ativa de casos suspeitos nas unidades assistenciais de seus respectivos territórios”, declara Poliana. 

A população também precisa fazer a sua parte com a adoção de medidas simples como manter os quintais limpos e não deixar água parada. A responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de todos.

Por Déborah Ramos Goecking