Restando oito dias para o término da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, as secretarias de saúde de 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros ainda têm muito trabalho a executar.

Até o dia 20 de maio, dados do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação em Minas Gerais (Gamov) davam conta de que 26 dos 54 municípios da SRS Montes Claros haviam ultrapassado o percentual de 50% do público prioritário vacinado contra a gripe. Os destaques ficam por conta dos municípios de Guaraciama, Pai Pedro e Santa Cruz de Salinas que ultrapassaram 70% do público alvo já imunizado contra a Influenza. Outros dez municípios apresentam cobertura vacinal superior a 60%.

Ainda de acordo com o Gamov, do total de 395.209 pessoas que devem ser vacinadas contra a gripe na área de abrangência da SRS Montes Claros, até 20 de maio os municípios haviam administrado 126.425 doses de imunizantes. Ou seja, no geral, a cobertura vacinal contra a gripe estava em 31,98% - abaixo do percentual mínimo de 90% preconizado pelo Ministério da Saúde.

Créditos: Pedro Ricardo

A referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde, Mônica de Lourdes Rochido, ressalta a importância dos municípios reforçarem a divulgação da campanha de vacinação contra a gripe, bem como realizar a busca ativa dos públicos alvos definidos pelo Ministério da Saúde. "A vacinação contra a influenza assume particular relevância para proteger populações vulneráveis em risco de desenvolver formas graves da doença, aliviando a sobrecarga no sistema de saúde, além de contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias", alerta a referência técnica.

Prioridade

A Campanha de Vacinação contra a Gripe tem como públicos prioritários idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas que possuem comorbidades; deficientes físicos permanentes; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, lembra que “todos os anos a formulação da vacina da gripe é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas dos vírus que estejam circulando no país. Neste ano, a nova formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Por isso, quem foi vacinado em 2021, neste ano precisa retornar às unidades de saúde para ser novamente imunizado”, alerta a coordenadora.

Sarampo

A reta final da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo também exigirá esforço das secretarias municipais de saúde para alcançar 99.916 pessoas. Até o dia 20 de maio, dados do Gamov davam conta de que das 70.608 crianças a serem vacinadas em 54 municípios, haviam sido imunizadas 26.516. Por outro lado, de 29.308 trabalhadores da saúde a serem vacinados, os municípios haviam imunizado 10.425 profissionais.

No município de Novorizonte, a taxa de cobertura vacinal de crianças contra o sarampo chegou a 121,30%, ultrapassando a estimativa prevista pelo Ministério da Saúde que era de 393 crianças. Outros 11 municípios apresentam cobertura vacinal variando entre 65,37% a 86,47%. São eles: Catuti, Claro dos Poções, Cristália, Engenheiro Navarro, Gameleiras, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Joaquim Felício, Mamonas e Vargem Grande do Rio Pardo.

Com relação a trabalhadores da saúde, 24 municípios apresentam cobertura vacinal contra o sarampo variando entre 50% a 146,43%, segundo dados do Gamov.

Agna Menezes observa que “a vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo”.

Nos últimos três anos foram notificados 30 mil 017 casos de sarampo no Brasil, distribuídos da seguinte forma: Em 2019 foram 20 mil 901 casos; em 2020, ocorrência de 8 mil 448 notificações, quantidade esta que caiu para 668 casos em 2021.

Por Pedro Ricardo