No próximo dia 3 de junho encerra a 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo em todo Brasil. Na Macrorregião Oeste, segundo o painel do Ministério da Saúde, até 23/5, a cobertura vacinal contra o sarampo estava em 51% das crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos de idade, e 54% dos trabalhadores da saúde. O público estimado para receber as doses do imunizante é de 68.373 de crianças e 30.751 trabalhadores de saúde nos 53 municípios.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o objetivo da ação é aumentar a proteção da população que pertence aos grupos prioritários das campanhas contra as doenças. A única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A referência técnica de imunização da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-DIV), Eliane Peixoto, reforça a importância das crianças e profissionais de saúde se vacinarem contra a doença. Ela reforça que a vacina é a estratégia mais eficaz para interromper a circulação ativa do vírus no país, minimizar a carga da doença e proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.

Créditos: Adriana Marques Vasconcelos

A meta desta campanha é atingir uma cobertura de 95% do público-alvo - crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde em qualquer faixa etária. “É uma campanha de vacinação indiscriminada. Ou seja, independente da criança ou do trabalhador já terem doses no cartão de vacina é importante que ele vá se vacinar para que possa corrigir falhas vacinais”, informa a referência em imunização.

Dos 53 municípios da macrorregião Oeste, 24 ainda não atingiram 50% de cobertura vacinal.“Estamos quase encerrando a campanha e muitos dos municípios da nossa região ainda não atingiram ainda 50% de cobertura. Reforçamos que os pais levem as crianças às unidades de saúde para que a gente possa aumentar esta cobertura” , salienta.

Sobre o Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação


Saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/sarampo
Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico do Sarampo.

Por Willian Pacheco